Segundo o cartaz definitivo do festival, divulgado hoje pela organização, o 31.º Festival Internacional de Música da Baía das Gatas arranca no próximo dia 14 com a atuação da Orquestra Nacional de Cabo Verde.

Para o mesmo dia está também prevista a atuação de um grupo de 21 músicos da ilha de São Vicente, que integram a Lisbon Street Band.

Estes músicos atuaram ao longo do ano, sempre aos sábados, na Rua de Lisboa, no Mindelo, em concertos promovidos pela Câmara Municipal de São Vicente.

Morgadinho, Gabriela Mendes, Tó Alves, Jeniffer Soledad, Diva Barros, Jorge Humberto, Zizi Vaz, Jorge Sousa, Nha Kapa, Edson Oliveira e Dani Mariano, são alguns dos nomes que integram a banda.

O festival conta este ano com uma "forte presença" de músicos e artistas cabo-verdianos, que a organização pretende homenagear sob o lema "Nôs artista, nôs orgulho".

De fora chegam o cantor português Olavo Bilac e o músico e produtor holandês Nelson Freitas, ambos de origem cabo-verdiana.

Olavo Bilac encerra o primeiro dia do festival juntamente com Kino Cabral, músico cabo-verdiano radicado na Holanda.

No sábado atuam Nelson Freitas, Puto Português (Angola), Jorge Aragão (Brasil) e Morgan Heritrage (EUA).

Para domingo estão previstas atuações dos cabo-verdianos Élida Almeida com Ceuzany e Gil Semedo e a sua banda, que encerram o festival.

O Festival Baia das Gatas, que decorre anualmente na praia com o mesmo nome, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, realizou-se pela primeira vez em 1984.

CFF // EL

Lusa/Fim