"Quanto mais entradas houver, melhor. Temos um estádio especial, mas que tem algumas dificuldades. Com esta nova entrada esperamos ter mais condições para que as forças de segurança conseguiam gerir o fluxo de pessoas", disse diretor de competições e eventos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Carlos Lucas.

Com o novo acesso no topo norte do recinto, o Estádio Nacional passará pela primeira vez a contar com quatro entradas, o que permitirá aliviar o fluxo de adeptos da porta principal, a Praça da Maratona, no jogo do próximo domingo, entre o Sporting e o Sporting de Braga, com início às 17:00 horas.

O responsável federativo também se manifestou "completamente confiante de que o estado do relvado vai estar em condições", considerando positivo que o Sporting tenha agendado um treino para terça-feira, pois dessa forma terá oportunidade de avaliar as condições do palco do jogo de domingo.

No dia da final, as portas do recinto vão abrir-se duas horas e meia antes do pontapé de saída, às 14:30, até porque "a festa começa sempre muito cedo", mas as restrições ao trânsito automóvel nas imediações do complexo do Jamor começarão ainda durante a manhã.

O "grande investimento" em sinalética deverá traduzir-se numa melhoria significativa na mobilidade dos espetadores, ao relacionar a cor dos bilhetes (cinzento, roxo, branco e laranja) com cada uma das quatro entradas no estádio de cor correspondente.

Em declarações previamente gravadas em suporte audiovisual e difundidas durante a conferência de imprensa, o treinador do Sporting, Marco Silva, observou que a final da Taça de Portugal "tem um simbolismo enorme" e que "não é por acaso que a maioria das pessoas diz que quer estar no Jamor, a disputar aquele jogo".

"É importante que cada vez mais as condições sejam as ideais, para quem disputa o jogo, para os adeptos, que é um dia especial para todos eles. Sabemos que não são as condições ideais, têm vindo a ser melhoradas ultimamente e espero que assim continue", assinalou Marco Silva.

Através do mesmo suporte, o técnico do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, também destacou a importância do Estádio Nacional, defendendo que se jogar o encontro decisivo da prova "já é fantástico", fazê-lo no complexo do Jamor ainda o torna mais "inesquecível".

"É diferente, é um dia que normalmente não esquecemos. Eu, porque a ganhei, mas mesmo para quem não ganha a Taça fica com a sensação de que é um dia inesquecível. Não jogando a final da Taça no Jamor, penso que não será o mesmo", sustentou Sérgio Conceição.

No sábado, o Braga treina às 10:30 horas, seguindo-se uma conferência de imprensa com Sérgio Conceição, às 12:30, enquanto Marco Silva fala aos jornalistas às 17:30, antes do apronto do Sporting, às 18:30, com o dia a terminar com uma conferência conjunta de jogadores das duas equipas e do árbitro, às 18:45.

No sábado, vai disputar-se a final feminina, entre o Futebol Benfica, campeão nacional e finalista vencido no ano passado, e o Albergaria, que terá entrada livre e servirá de mote para a grande festa do futebol feminino, atraindo 600 jovens aos campos secundários do Jamor.

RPC // NFO

Lusa/fim