Em comunicado, a diretora da área de feiras da FIL e responsável pela BTL adianta que a vertente profissional na edição deste ano, que durou três dias e terminou na sexta-feira, "superou as expectativas, quer em número de profissionais, quer de reuniões realizadas".

No total, adiantou, "foram concretizadas cerca de três mil reuniões".

No segundo dia do evento, "já tinha sido ultrapassado o recorde de reuniões realizadas em 2013, ano em que se registaram 2.400 reuniões", acrescentou.

Em declarações anteriores à Lusa, a organização da BTL tinha afirmado que previa receber este ano cerca de 400 operadores turísticos estrangeiros convidados para conhecerem Portugal, que depois vendem o destino nos respetivos países

Fátima Vila Maior tinha indicado à Lusa que o investimento na vinda destes operadores, conhecidos dentro do setor como 'hosted buyers', envolvia cerca de 500 mil euros repartidos entre a organização da BTL e várias entidades parceiras, incluindo a companhia aérea TAP e operadores e hotéis portugueses.

A próxima edição da BTL irá realizar-se entre 02 e 06 de março de 2016 e deverá reforçar a aposta, quer na vertente profissional, quer na do público de fim de semana.

"O programa de 'hosted buyers' [operadores turísticos convidados] continuará a ser um dos focos da comissão organizadora da BTL 2016", apontou a responsável.

"A inovação deste ano de incluir uma área específica direcionada para o Brasil correu bastante bem. Do total dos cerca de 400 'hosted buyers' presentes na BTL, 75 foram de empresas brasileiras e mostraram-se muito satisfeitas com os resultados alcançados. Tivemos três dias totalmente preenchidos com reuniões de compradores internacionais de todo o mundo", concluiu Fátima Vila Maior.

ALU/(IYS) // CSJ

Lusa/fim