Waymo vai lançar serviço de táxi 100% autónomo

A Waymo, empresa da Alphabet (dona da Google) afeta às tecnologias para veículos autónomos, está a desenvolver um projeto de táxis sem motoristas, indicou John Krafcik, CEO da companhia, em Lisboa durante o Web Summit.

A Waymo, empresa da Alphabet (dona da Google) afeta às tecnologias para veículos autónomos, está a desenvolver um projeto de táxis sem motoristas, indicou John Krafcik, CEO da companhia, em Lisboa durante o Web Summit.

No último ano, a empresa já testou um serviço gratuito de táxi para residentes em e arredores da cidade de Phoenix, nos Estados Unidos. O veículo utilizado foi um modelo Chrysler Pacifica, modificado para que um funcionário da Waymo tomasse o controlo das operações caso algo corresse mal.

Mediante os resultados obtidos, a empresa está confiante em operar com uma frota de automóveis 100% autónomos.

Numa primeira fase, os carros autónomos da Waymo ainda contarão com um engenheiro da empresa no lugar do condutor para o caso de alguma coisa não correr de feição. Na segunda fase, os participantes escolhidos para testar o serviço já poderão viajar num veículo Waymo totalmente autónomo e sem ninguém no lugar do condutor.

Finalmente, na terceira fase, a empresa lançará um serviço comercial de táxi sem motorista aberto ao público geral - serviço esse que será lançado apenas na área metropolitana de Phoenix.