Toda a gama Toyota e Lexus será eletrificada por volta do ano 2025

A Toyota anunciou no Japão a 18 de dezembro a sua estratégia para a massificação de veículos eletrificados para a década de 2020 a 2030. A estratégia de eletrificações da Toyota está centrada na aceleração significativa do desenvolvimento e lançamento de veículos híbridos (HEV- Hybrid Electric Vehicles), híbridos plug-in (PHEV- plug-in hybrid electric vehicles), veículos 100% elétricos (BEV-battery electric vehicles), e veículos a pilha de combustível (FCEV- fuel cell electric vehicles).

A Toyota anunciou no Japão a 18 de dezembro a sua estratégia para a massificação de veículos eletrificados para a década de 2020 a 2030. A estratégia de eletrificações da Toyota está centrada na aceleração significativa do desenvolvimento e lançamento de veículos híbridos (HEV- Hybrid Electric Vehicles), híbridos plug-in (PHEV- plug-in hybrid electric vehicles), veículos 100% elétricos (BEV-battery electric vehicles), e veículos a pilha de combustível (FCEV- fuel cell electric vehicles).

A Toyota tem concentrado esforços no sentido de criar automóveis cada vez mais evoluídos e uma sociedade cada vez melhor. O objetivo de contribuir para uma sociedade sustentável e criar mobilidade que coloca um sorriso em quem o conduz. Abordar os desafios ambientais, como o aquecimento global, a poluição do ar e recursos naturais limitados e o fornecimento de energia são de extrema importância para a Toyota. “Ambiente” é uma das âncoras do desenvolvimento de produtos da empresa, ao lado de “segurança / paz de espírito” e “emoção”. Os veículos eletrificados, que são eficientes e promovem o uso de combustíveis alternativos, são indispensáveis para a resolução urgente dos problemas ambientais. Em outubro de 2015, a Toyota lançou o Desafio Ambiental Toyota 2050 (Toyota Environmental Challenge 2050), que visa reduzir, tanto quanto possível, o impacto negativo no fabrico e condução dos veículos, bem como contribuir para a realização de uma sociedade sustentável. Assim, a Toyota pretende reduzir as emissões médias globais de CO2 dos veículos novos em 90% em relação aos níveis de 2010. Este anúncio é o principal pilar de uma iniciativa de médio a longo prazo para alcançar esse desafio.

Eletrificação de toda a gama Toyota e Lexus:

  • Por volta do ano 2030, a Toyota tem por objetivo vendas de mais de 5,5 milhões de veículos eletrificados incluindo 1 milhão de veículos zero emissões
  • Por volta do ano 2025, todos os modelos Toyota e Lexus estarão disponíveis com um modelo eletrificado ou com uma versão eletrificada. Isto será atingido através do aumento do número de modelos HEV, PHEV, BEV e FCEV dedicados, e pela disponibilização generalizada de opções HEV, PHEV e/ou BEV dos seus modelos.
  • Assim, o número de modelos desenvolvidos sem uma versão eletrificada será zero.

Veículos Zero Emissões:

  • A Toyota irá acelerar no lançamento de veículos 100% elétricos (BEV) com mais de 10 modelos BEV disponíveis a nível global no início da década de 2020, com início na China e depois noutros mercados, com a expectável introdução gradual no Japão, Índia, E.U.A. e Europa.
  • A Gama de modelos a pilha de combustível (FCEV) será alargada para ligeiros de passageiros e veículos comercias na década de 2020

Veículos híbridos (HEV) e Veiculos híbridos plug-in (PHEV):

  • A Toyota irá alargar a gama de veículos híbridos (que combinam um motor a gasolina com elétrico) graças ao Sistema Híbrido da atual geração do Toyota Prius. Haverá ainda uma versão mais potente em alguns modelos e o desenvolvimento de um sistema híbrido mais simples em determinados modelos, quando adequado, para ir de encontro às necessidades de alguns mercados.
  • A Toyota também tem por objetivo alargar a gama de híbridos plug-in (que combinam um motor a gasolina com elétrico de carregamento externo) durante a década de 2020.

As baterias são o cerne da tecnologia de eletrificação e geralmente apresentam limitações relativamente à densidade da energia, peso, dimensões e custo. A Toyota tem desenvolvido ativamente a próxima geração de baterias sólidas e planeia comercializar esta nova tecnologia no início da década de 2020. Adicionalmente a Toyota em parceria com a Panasonic irá dar início a um estudo de viabilidade do negócio conjunto de baterias prismáticas por forma a alcançar a melhor bateria prismática da indústria automóvel que irá contribuir para a massificação de veículos eletrificados da Toyota bem como de outras marcas automóveis.

A Toyota tem ainda por objetivo concentrar-se no desenvolvimento de uma infraestrutura social propícia ao alargamento do uso de veículos eletrificados. Incluindo um sistema para a reutilização e reciclagem de baterias, bem como a promoção de estações de recarga elétrica e reabastecimento de hidrogénio através da cooperação ativa com autoridades governamentais e empresas especializadas.

A Toyota tem liderado no fabrico de veículos amigos do ambiente. O exemplo mais evidente é a introdução do icónico modelo Prius em 1997, bem com o primeiro híbrido plug-in (PHEV)em 2012. A introdução este ano da segunda geração do Prius Plug-in incrementou a autonomia em modo elétrico. A nível corporativo a Toyota lançou em 2014 o Toyota Mirai – o primeiro sedan de produção em série a pilha de combustível -que está a ser bem recebido por clientes no Japão, E.U.A. e Europa. Através destas atividades a venda de veículos eletrificados Toyota e Lexus já ultrapassaram as 11 milhões de unidades vendidas em todo mundo