Range Rover Velar com 5 estrelas nos testes Euro NCAP

Range Rover Velar obteve as cinco estrelas Euro NCAP, o que vem confirmar que, além de ser um dos SUV de luxo mais invejados do mundo, também é um dos mais seguros.

Range Rover Velar obteve as cinco estrelas Euro NCAP, o que vem confirmar que, além de ser um dos SUV de luxo mais invejados do mundo, também é um dos mais seguros.

O quarto membro da família Range Rover conseguiu a classificação de 93% no que toca à proteção dos ocupantes adultos, 85% na proteção de crianças e 74% na proteção de peões. O Velar possui um conjunto de sistemas de segurança, incluindo a Travagem de Emergência Autónoma com deteção de peões. Esta tecnologia topo de gama consegue identificar um risco de colisão com veículos ou peões durante o trajeto e trava o veículo automaticamente. O sistema obteve a pontuação máxima de seis pontos nos testes de deteção de peões da Euro NCAP.

Nick Rogers, Director Group Engineering da Jaguar Land Rover, refere: "A chave para obter as cinco estrelas da Euro NCAP é a estrutura leve, rígida e excecionalmente resistente da carroçaria, que possui uma alta percentagem de alumínio. Se a estes aspetos juntarmos a mais recente tecnologia de suspensão e a grande variedade de sistemas de assistência ao condutor, temos o novo Range Rover Velar, que não é apenas um dos SUV mais bonitos do mundo, mas também um dos mais seguros”.

Ao combinar uma proteção sólida contra colisões com os mais recentes sistemas de segurança ativa, o Velar ajuda o condutor a evitar acidentes e oferece uma capacidade extraordinária para diminuir os efeitos de uma colisão no pior dos casos.

Estas são algumas das notas dos testes da Euro NCAP: «Os testes do sistema de travagem de emergência autónoma a grande velocidade demonstraram um bom rendimento, já que as colisões foram evitadas ou diminuídas em todos os testes. No teste de barreira lateral e no teste de impacto com barra lateral, que é ainda mais violento, a proteção de todas as zonas vitais do corpo foi boa e o Range Rover Velar obteve a pontuação máxima.”

O Range Rover Velar conseguiu a pontuação total Euro NCAP de 84% e encontra-se disponível com uma espetacular gama dos mais recentes sistemas de assistência ao condutor, de onde se destacam:

  • Travagem de Emergência Autónoma com deteção de peões: utiliza uma câmara estereoscópica orientada para a frente para determinar se uma colisão é iminente. Se for caso disso, a travagem é ativada automaticamente para evitar o choque ou minimizar os efeitos.

  • O Detetor de Trânsito Marcha Atrás utiliza um radar para controlar o trânsito que se aproxima dos dois lados durante uma manobra de marcha atrás. Nos retrovisores exteriores aparece um aviso laranja que avisa o condutor de um eventual perigo.

  • Os Faróis com Matrix laser LED aumentam o alcance do feixe de lux até 550 metros. O sistema Adaptive Front Lighting faz com que o feixe de luz coincida com o ângulo do volante, enquanto que a tecnologia matriz diminui de forma seletiva os LED individuais para manter uma distribuição ótima da luz sem encandear os condutores dos veículos que circulam no sentido contrário.

  • Assistente de Mudança Involuntária de Faixa: deteta se o condutor está a mudar acidentalmente de faixa e roda o volante no sentido contrário para corrigir a posição do veículo.

  • Monitor do Estado do Condutor: identifica os níveis de fadiga do condutor ao supervisionar os movimentos do volante, do acelerador e do travão, emitindo avisos sempre que o sistema identifica o cansaço do condutor.

  • Limitador de Velocidade Inteligente: ajusta a velocidade do veículo quando este entra em zonas com novos limites de velocidade.

  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito: alerta o condutor para o limite de velocidade nesse preciso momento e dispõe a informação no monitor do painel de instrumentos.