Protocolo de consumos reais desenvolvido pelo grupo PSA vence “ECOBEST 2017”

O protocolo iniciado pelo Grupo PSA para prestar aos clientes Peugeot, Citroen e DS informações claras e reais sobre os consumos dos seus automóveis recebeu o prémio europeu “ECOBEST 2017” pela relevância do projeto.

O protocolo iniciado pelo Grupo PSA para prestar aos clientes Peugeot, Citroen e DS informações claras e reais sobre os consumos dos seus automóveis recebeu o prémio europeu “ECOBEST 2017” pela relevância do projeto.

Representativo dos consumos médios realizados pelos clientes, este protocolo é robusto e pode ser replicado. Foi desenvolvido em conjunto com duas ONG, a T&E (Transport & Environment) e a FNE (France Nature Environment), sob a supervisão do Bureau Veritas, que verificou a exatidão e a integridade dos resultados.

O desenvolvimento do protocolo de medições de consumos de combustível em condições reais de utilização iniciou-se em 2015 pelas mãos do Grupo PSA, em associação com as duas ONG, T&E e a FNE, e o organismo de certificação independente de dimensão mundial, Bureau Veritas. Após 18 meses de testes a 60 veículos, com mais de 430 testes de estrada realizados e mais de 40.000 km percorridos, as medições obtidas tornam possível estimar os consumos em reais condições de conduçãode mais de 1.000 versões de veículos Peugeot, Citroën e DS. Foi esta iniciativa, uma estreia mundial na indústria automóvel, que conquistou o prémio “ECOBEST 2017”.

O “ECOBEST 2017” é um galardão chave no domínio das tecnologias, ações e programas de preservação do ambiente. Os membros do júri do AUTOBEST são oriundos de 31 países europeus.

O AUTOBEST saúda a iniciativa do Grupo PSA em associação com a T&E, a FNE e o Bureau Veritas: “É uma estreia na indústria. Pela primeira vez, um fabricante de automóveis apresenta uma abordagem científica de medição dos consumos em condições reais de utilização. Num período dominado pela suspeita de que os valores de consumos anunciados não espelham a realidade, o projeto da PSA demonstra a determinação de transparência deste construtor francês para com os seus clientes”.

A cerimónia de entrega de prémios irá realizar-se na primeira quinzena de fevereiro 2018.

Saiba mais aqui: Relatório Técnico do Protocolo