Project Cars 2: Diversão à grande

Project Cars 2, ou como se pode divertir muito com um simulador sem gastar muito dinheiro...

Project Cars está de volta como um simulador de excelência inigualável em nenhuma consola! Se o ‘1’ já era bastante bom, esta segunda edição está ainda melhor a vários níveis, e permite que nos possamos divertir à grande, sem que para isso tenhamos que gastar rios de dinheiro

Project Cars, há dois anos atrás, entrou no mercado dos jogos de consola como um título irreverente que se destacava pelo realismo e pela aproximação à simulação face aos principais concorrentes, como o Gran Turismo ou mesmo Forza Motorsport.

Ao longo destes dois anos, apesar de ir aperfeiçoando o primeiro titulo do franchise, a Slightly Mad Studios começou, desde logo, a procurar desenvolver o segundo jogo da série. Mais uma vez por “crowdfunding”, onde os entusiastas puderam contribuir para fazer um jogo à imagem de todos os jogadores, o jogo foi financiado e finalmente todos temos acesso ao mesmo!

Primeiro Impacto
Project Cars 2 mostra-se mais uma vez um jogo apetecível a muitos “gamers”. A série sempre apostou em ter muitas disciplinas do desporto automóvel mundial e onde, cada jogador, pudesse decidir o seu rumo e por onde se sentisse mais confortável a traçar a sua carreira. Neste título o que não falta é variedade! Podemos pegar novíssimo Porsche 911 GT3 RS e irmos passear pela Côte d’Azur ou pegarmos no Ligier com que o Filipe Albuquerque correu no Mundial de Resistência e participarmos numa corrida de resistência no nosso Autódromo Internacional do Algarve. As opções são quase ilimitadas. Desde fórmulas, a gt’s, a históricos e mesmo, introduzidos este ano, a carros de rallycross temos um imenso conteúdo para explorar em mais de 60 locais por todo o mundo!

Carreira
No primeiro título da série, os jogadores ao ter tanto por onde escolher perdiam-se um pouco e este modo não se tornou tão apelativo. No entanto, em Project Cars 2, a carreira tem um maior foco nas disciplinas de maior interesse! O jogador pode à mesma decidir por onde quer começar e ir gerindo a sua carreira como um piloto real até chegar ao topo do desporto motorizado mas, de uma forma mais simples e eficaz o jogo não se torna tão aborrecido nas categorias intermédias. Temos agora a opção de escolher a equipa por onde queremos competir e, sendo este o único jogo/simulador que nos permite evoluir desde os karts aos fórmulas ou mesmo aos LMP1, com a oportunidade de corrermos em Le Mans, é sem dúvida um modo carreira super completo que nos prende horas e horas e que nos faz sonhar com o trabalho de sonho que é ser piloto na vida real.

Online
Uma das principais novidades deste jogo prende-se exatamente no modo online. Para além dos eventos da comunidade, onde nos dão um carro e uma pista, e tentamos fazer o melhor tempo possível para não ficarmos mal perante todos os jogadores do mundo, jogar online tornou-se ainda mais desafiante! Com um novo sistema de pontos, baseado no IRacing (simulador para PC), somos agora postos à prova para não perdermos pontos nas corridas graças às más classificações mas, também, graças ao nosso desportivismo ou falta dele! Temos agora de procurar ganhar de forma justa, sem toques ou sem saídas de pista, para evoluirmos online e termos acesso a salas de jogo com um rating superior. Sem dúvida uma excelente ideia para todos os jogadores pois, no fim, o que se pretende são corridas o mais aproximadas do real e, acima de tudo, justas.

Jogabilidade
Como já foi descrito, Project Cars 2 destaca-se pela sua impressionante evolução no âmbito da simulação. Neste título vemos claramente um salto nesse sentido. Se o primeiro jogo da série já era muito bom, este jogo veio, finalmente, mostrar que as consolas conseguem estar mesmo muito próximas do que é proporcionado pelos excelentes simuladores para computadores. Já não irei comparar Project Cars 2 com o Gran Turismo, F1 2017 ou, mesmo, o Dirt Rally. São excelentes jogos sim, mas a nível de simulação este jogo já se equipara ao simulador IRacing. Quer pela precisão que temos de ter ao nível da travagem, quer pelas infinitas opções que temos ao nível do “handling”, este título elevou a fasquia dos simuladores em consolas!

Outro ponto em destaque é o “dynamic weather”, alterações climáticas dinâmicas! Ao longo de ciclos de 24 horas é possível apanharmos um pouco de tudo numa corrida! Desde chuva, nevoeiro, gelo e mais surpreendentemente neve é impressionante a realidade e a facilidade com que o clima muda! O realismo que nos é proporcionado quando percorremos o Nordschleife debaixo de neve faz-nos esquecer que estamos na nossa sala ou no nosso quarto. Faz-nos acreditar que vai doer um bocadinho à alma batermos com o nosso Mclaren no rail…

Conclusão
Sem dúvida um excelente título para os amantes de desportos motorizados ou carros no geral! Para os maiores apreciadores do género, para os leitores mais envolvidos na área da simulação, diríamos que Project Cars 2 é um título para ter mesmo muito em conta. Um simulador que está ligado às consolas, normalmente, procura sempre um público mais abrangente, um público que talvez não ligue tanto ao detalhe ínfimo da jogabilidade ou de pormenores de setup, no entanto, este jogo une exatamente estes dois mundos. Por um lado, a grande facilidade com que qualquer um pega num comando e imediatamente se envolve na condução sem grandes problemas e por outro para quem procura os limites, Project Cars 2 torna-se um aliado no que toca ao realismo de condução ou detalhe gráfico. Podemos assim concluir que é um título que consegue coexistir com o mundo do público mais abrangente que gosta de jogar vários tipos de jogos e que vê no automobilismo mais um jogo para se divertir e aproveitar mas, também, para aqueles que se dedicam a fundo na simulação e têm na condução o seu maior desejo.
O simulador, tal como vários títulos do mercado, apresenta o “Season Pass” que promove o lançamento de conteúdo adicional ao longo de vários meses. Neste caso estão garantidos quatro packs com pistas, carros, eventos para a carreira e novos esquemas de desenho para os carros. Apesar de ainda apresentar pequenos “bugs” que vão sendo resolvidos, algo natural devido a ser um título ainda bem recente, para quem procura ter numa consola um simulador com inúmeras opções de carros e pistas é, sem dúvida, a melhor opção pois irá vos fazer suar e muito!

José Bastos

Nota: Os vídeos servem apenas para ilustrar o texto, e não são a nossa análise.