Os SUV e citadinos elétricos que chegam em 2018

As vendas de veículos elétricos deverão registar um recorde em 2018, com a chegada de novos modelos. Veja as novidades em agenda.

As vendas de veículos elétricos deverão registar um recorde em 2018, com a chegada de novos modelos. Veja as novidades em agenda.

Tesla Model 3

Apesar de já estar disponível em pequenas quantidades nos EUA, só em 2018 é que Model 3, o mais acessível dos modelos da Tesla chegará à Europa e aos outros mercados internacionais.

Confirmado está também o lançamento de uma versão Performance, mais potente e com melhor desempenho que o Model 3 standard.

Nissan Leaf II

A segunda geração do veículo elétrico mais vendido do mundo já foi lançada no Japão e é uma das novidades mais esperadas para 2018, na Europa. Com o correr do ano, está previsto o lançamento de um pack de baterias com maior capacidade. Para já, o Leaf apresenta-se com 150 CV de potência e uma autonomia de 378 quilómetros.

Leia também novo-nissan-leaf-disponivel-a-partir-dos-31-800-euros/

Jaguar I-Pace

A produção do I-PACE, o primeiro veículo 100% elétrico da marca britânica deverá arrancar na segunda metade de 2018. Trata-se de um SUV equipado com um pack de baterias de 90 kWh, que lhe deverão garantir uma autonomia de 500 quilómetros, segundo as medições NEDC.

Além das normais tomadas domésticas, está previsto o carregamento em postos de carregamento rápido com uma capacidade de 50 kW. Embora não haja ainda preços oficiais, a imprensa dos EUA tem avançado um valor de cerca de 75 mil dólares, para as versões base.

Leia também O suv elétrico da Jaguar

Audi e-tron quattro

Posicionado entre os atuais Q5 e Q7, em termos de dimensões, este SUV concorrerá diretamente com o Tesla Model X e o Jaguar I-Pace e será o primeiro veículo 100% elétricos da marca alemã. Está equipado com um pack de baterias de 95 kWh, capaz de lhe garantir uma potência máxima de 503 cv e uma autonomia de 500 quilómetros (NEDC). Acelera dos 0-00 Km/h em 4,6 segundos. Chega ao mercado no final de 2018.

Leia também audi-e-tron-quattro-concept-brilha-em-frankfurt/

Hyundai Kauai EV

Foto: Hyundai

A marca coreana já confirmou o lançamento de uma variante 100% elétrica do seu pequeno SUV em 2018, equipada com um pack de baterias de 50 kWh, que lhe deverá garantir uma autonomia de 320 quilómetros por carga.

Leia também Kauai 100% elétrico chega em 2018

Kia Niro EV

Prosseguido a sua ofensiva elétrica, a Kia deverá lançar uma versão elétrica do seu crossover Niro, até agora disponível com um sistema híbrido que combina o bloco 1.6 GDI 105 CV com um motor elétrico de 43,5 CV. A variante elétrica deverá recorrer à mesma tecnologia do Kauai EV, com um pack de baterias de 50 kWh e uma autonomia de 320 quilómetros

BMW i3 40 kWh

Foto: BMW

Ainda sem confirmação oficial, tudo aponta para que o BMW i3 venha a ganhar um pack de baterias reforçado, passando de 33 kWh para 40 kWh, graças às novas células de 120 Ah (94 Ah no modelo atual).

Opel Ampera-e

Embora a integração da Opel no grupo PSA possa vir a alterar os planos, o certo é que o Ampera-e já está à venda em alguns mercados europeus – casos da Holanda ou da Alemanha --, e poderá até alargar o seu âmbito geográfico com o decorrer do ano.

Com um pack de baterias de 60 kWh, 204 cv de potência e 360 Nm de binário, o Ampera-e é a versão europeia do Chevrolet Bolt. Tem uma autonomia de 520 quilómetros em ciclo NEDC. Atinge uma velocidade máxima de 150 km/h e acelera dos zero aos 100 Km/h em 7,3 segundos.

Numa vulgar tomada elétrica doméstica carrega as baterias em 9 horas, mas com o cabo opcional de carga rápida, recupera as baterias em apenas 30 minutos.

No seu email. Sem contraindicações.

De segunda a sábado, consulte os especialistas em Desporto, Atualidade, Entretenimento, Tecnologia, Lifestyle e Motores.