Novo Ford Focus será um produto upmarket

O posicionamento superior do novo Focus, com a aposta em versões com níveis de equipamento superior e menos variantes de entrada, implicará uma ligeira quebra de vendas, mas melhorará as margens.

A nova geração do Ford Focus, que chegará ao mercado europeu no próximo ano, terá um posicionamento upmarket, garantiu o CEO  da Ford Europe Jim Farley (foto), num encontro com investidores. O Focus prosseguirá assim a estratégia de subida de gamas que a Ford tem vindo a implementar nas novas gerações do KA e do Fiesta.

Foto: Ford Foto: Ford

O novo Focus vai ser lançado na Europa ainda no primeiro trimestre do próximo ano e, tal como no caso do Fiesta, incluirá uma versão topo de gama Vignale e uma variante com estilo crossover Active. Será montado na fábrica alemã de Saarlouis. Uma versão americana será lançada posteriormente e será produzida na China.

O posicionamento superior do novo Focus, com a aposta em versões com níveis de equipamento superior e menos variantes de entrada, implicará uma ligeira quebra de vendas, face ao modelo atual, mas melhorará as margens.

No primeiro semestre, o Focus vendeu 119.052 unidades na Europa, em quebra ligeira de 1,2% face ao período homólogo de 2016, e segurou o quarto lugar no ranking do seu segmento, atrás do VW Golf, Opel/Vauxhall Astra e Skoda Octavia.

Jim Farley confirmou ainda que a Ford Europa vai acelerar o desenvolvimento de novos SUV urbanos, deixando antever que a marca poderá vir a lançar mais um mini SUV, um segmento em que já está presente com o Ecoboost.