IVECO BUS vai fornecer autocarros “Natural Power” a Paris (RATP)

A RATP (operador estatal de transportes públicos com sede em Paris) acaba de atribuir ao construtor o fornecimento do primeiro de diversos lotes de autocarros Urbanway Natural Power.

A Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP) e a IVECO BUS iniciaram uma nova fase da sua já longa relação. A RATP (operador estatal de transportes públicos com sede em Paris) acaba de atribuir ao construtor o fornecimento do primeiro de diversos lotes de autocarros Urbanway Natural Power. Este autocarro funciona a gás natural comprimido (GNC) ou a biometano e é produzido na fábrica da IVECO BUS em Annonay. Entre 2017 e 2021 e em função das necessidades da RATP, a IVECO BUS fornecerá até 200 unidades de autocarros Urbanway.

Legenda (da esq. para a dta.): Alain Natier, Director do Departamento MRB da RATP, e Sylvain Blaise, Vice-Presidente da IVECO, responsável pela IVECO BUS

Desta forma, a IVECO BUS garante o seu apoio ao plano “BUS 2025” da RATP, que visa a renovação da frota da empresa com soluções não poluentes. Esta tecnologia foi escolhida graças às suas qualidades ambientais e valor económico, demonstrando que a IVECO BUS tem sido capaz de se antecipar às expectativas da RATP e da “Ile de France Mobilités” em termos da despoluição urbana, um dos maiores problemas que actualmente afectam diversas cidades europeias.

A IVECO BUS, construtor francês com sede em Lyon, lidera o sector de VGN (veículos a gás natural) na Europa há já vários anos, com cerca de 6.000 autocarros em serviço em todo o continente europeu. O motor eleito para estas versões é o IVECO Cursor 8 NP, famoso pela sua excelência tecnológica motor, é produzido na fábrica de Bourbon-Lancy, em Saône-et-Loire, o maior empregador da região da Borgonha. Com 1.400 trabalhadores, esta fábrica francesa produz mais de 1.000 motores Cursor 8 NP por ano, destinados aos transportes e às indústrias de todo o mundo, incluindo a rede de autocarros de Pequim.

Compatível a 100% com biometano produzido a partir de resíduos, o IVECO BUS Natural Power garante uma pegada neutra em termos de carbono, representando um avanço prático na necessária transição energética. Por outras palavras, estes autocarros não contribuem para o aquecimento global, pelo que esta solução cumpre todos os actuais requisitos dos transportes rodoviários de século XXI: qualidade do ar, protecção ambiental e silêncio de funcionamento. As vantagens económicas desta rede de economia circular são consideráveis: criação de valor e de empregos que não podem ser deslocados, transformação de resíduos (lixo) em recursos, independência energética e melhoria da balança comercial francesa.

Número 1 no mercado francês, a IVECO BUS posiciona-se como uma empresa geradora de empregos directos e indirectos, graças às suas instalações fabris de Annonay (o maior empregador na região de Ardèche), que emprega 1.400 colaboradores e trabalha com mais de 250 fornecedores e subcontratadas francesas, e ao seu Centro de Pesquisa de Vénissieux (Rhône), com 300 funcionários. Estes dados confirmam que a IVECO BUS irá continuar fortemente enraizada na região de Auvergne-Rhône-Alpes.

Em 2013, a fábrica de Annonay recebeu a prestigiada distinção “Origine France Garantie”, um selo de garantia que abrange a totalidade das suas actividades na indústria de autocarros. Atribuído pelo “Bureau Veritas Certification”, este selo de qualidade está perfeitamente alinhado com o conceito “concebido e construído em França”. Este conceito estipula, em primeiro lugar, que o produto tem de assumir as suas principais características e formas próprias em França e, em segundo lugar, que mais de 50% do custo unitário do produto tem de ser adquirido naquele país. Por isso, os veículos com o selo “OFG” representam um verdadeiro compromisso social.