GPL: as vantagens de comprar carro e poupar de imediato

Os modelos híbridos são cada vez mais uma aposta das marcas para o presente. Os elétricos também, mas ainda não com a mesma expressão, apesar de estar neles o futuro. Porém, a par destes e dos modelos convencionais a gasolina ou a gasóleo, há uma outra opção que muitas vezes passa despercebida, o GPL. Um

Os modelos híbridos são cada vez mais uma aposta das marcas para o presente. Os elétricos também, mas ainda não com a mesma expressão, apesar de estar neles o futuro. Porém, a par destes e dos modelos convencionais a gasolina ou a gasóleo, há uma outra opção que muitas vezes passa despercebida, o GPL. Um tipo de combustível que confere várias vantagens para o consumidor, sendo que, a principal, se prende com a poupança… imediata. Conheça alguns dos benefícios de investir num modelo movido a GPL, percorrendo a galeria acima ou vendo os tópicos em baixo.

André Duarte

Nota: os preços dos modelos referidos podem sofrer atualizações das marcas e variarem mediante níveis de equipamento e opções

À luz do preço médio dos combustíveis em Portugal, o preço por litro do GPL (0,640€) é 0,855€ inferior ao da gasolina 95 simples (1,495€).

À luz do preço médio dos combustíveis em Portugal, o preço por litro do GPL (0,640€) é 0,675€ inferior ao do gasóleo simples (1,315€).

A título de exemplo, olhemos para um depósito de 45l e para o custo médio dos combustíveis em Portugal. Atestá-lo de gasolina 95 Simples, com um custo por litro de 1,495, ficaria em 67,27€. De gasóleo, a custar 1,315€, ficaria por 59,17€. Se o enchêssemos de GPL, com um custo por litro de 0,640€, ficaria por 28,8€.

Se atestarmos um depósito de 45l, poupamos diretamente na carteira 38,47€ face à gasolina e 30,37€ em relação ao gasóleo.

Se um veículo gastar, por exemplo, 6l/100 km, ficaria por 8,97€/100 km a gasolina, 7,89€/100 km a gasóleo e por 3,84€/100 km a GPL.

Há também outro prazer muito saboroso ao atestarmos um depósito com GPL. O condão de nos fazer experienciar a sensação de ver que o retângulo com mais algarismos nos postos de abastecimento é aquele que representa os litros que estamos a colocar e o que caminha mais vagarosamente… é o do preço.

É um facto que pode dar-se o caso de o consumo de GPL por 100 km poder ser ligeiramente superior ao da gasolina. Não sendo forçoso que assim aconteça, mesmo que gastasse mais 2l, por exemplo, falaríamos de mais 1,28€ na carteira, um valor que não daria para colocar um litro de gasóleo nem de gasolina.

São várias as opões a GPL no mercado nacional. Mas, a título de exemplo, temos o Davia Sandero TCe S&S Confort com motor de 898 cc e 90 cv por 10.950€. O mesmo modelo mas na versão GPL cifra-se nos 11650€. Uma diferença de apenas 700€. O Opel Karl com motor 999cc e 75 cv custa 11.990€ e esta motorização na versão GPL está nos 13.290€. Uma diferença de 1300€.

Atendendo às propostas existentes no mercado nacional, as oscilações de preços entre as versões a gasolina e as equiparadas com opção de GPL podem ter menores ou maiores oscilações. Cada um de nós terá de fazer as suas próprias contas, mediante o seu tipo de utilização, para ver o que mais compensa. Porém, dadas as diferenças de preço por litro entre ambos os combustíveis, acreditamos que o montante que poderá acrescer à fatura a compra da versão GPL, será compensado por aquilo que se irá poupar em abastecimentos numa utilização a médio/longo prazo.

À luz da realidade nacional, se atendermos a alguns parâmetros, como disponibilidade de postos de abastecimento, preço do combustível e poupança na carteira, a opção por um carro a GPL ganha contornos bastante definidos como uma alternativa a ter em conta. E, no limite, se por alguma razão a necessidade a isso levar, podemos sempre ‘rodar’ a opção gasolina, se houver falta de sítios para abastecermos o depósito com GPL.