eVito: O 1º comercial elétrico da Mercedes chega em 2019

A divisão Mercedes-Benz Vans planeia equipar todos os seus modelos de veículos comerciais ligeiros com propulsão elétrica. Esta iniciativa irá começar com o modelo eVito de média dimensão.

A divisão Mercedes-Benz Vans planeia equipar todos os seus modelos de veículos comerciais ligeiros com propulsão elétrica. Esta iniciativa irá começar com o modelo eVito de média dimensão, que está agora disponível para encomenda na Alemanha e com entregas previstas para o início do segundo semestre de 2018. Em Portugal, está previsto para entrega em 2019.

A Mercedes-Benz apresentou a sua estratégia holística de implementação de cadeias cinemáticas elétricas durante o workshop eDrive@VANs em Berlim. O foco não estava apenas centrado no próprio comercial ligeiros elétrico, tendo sido também abordado o ecossistema tecnológico, concebido especificamente à medida das necessidades das atividades de negócio dos clientes.

Uma estratégia holística baseada em cinco pilares fundamentais fornece uma solução inovadora de sistema integrado, que abrange toda a cadeia de valor da utilização do veículo comercial. Para cumprir este objetivo, a cocriação com o cliente desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do produto, integrando no processo de desenvolvimento o parceiro estratégico e os seus conhecimentos do setor. O novo eVito é o primeiro veículo de produção em série que foi desenvolvido utilizando esta abordagem estratégica.

“Estamos convencidos sobre a necessidade de instalação de cadeias cinemáticas elétricas nos nossos comerciais ligeiros, especialmente nas aplicações para os centros urbanos. Desta forma, a eletrificação dos modelos comerciais não é um fim em si mesmo, mas antes o seguimento dos mesmos princípios aplicados a um motor convencional no que diz respeito a rentabilidade. Com a nossa iniciativa eDrive@VANs, estamos a mostrar que, apenas as soluções abrangentes de mobilidade que incluam mais do que a própria cadeia cinemática, representam uma alternativa real para os clientes de veículos comerciais. O eVito é o ponto inicial que posteriormente será seguido pela nova geração do nosso Sprinter e pelo Citan”, afirmou Volker Mornhinweg, Diretor da divisão Mercedes-Benz Vans.

Comerciais ligeiros elétricos Mercedes-Benz

Uma frota de veículos comerciais deve ter capacidade para cumprir as necessidades de transporte, de forma económica e competitiva – este princípio aplica-se independentemente do tipo de cadeia cinemática. Se o objetivo da eletrificação dos modelos for o de concorrer com o clássico motor de combustão interna em condições idênticas, será necessário algo mais do que os parâmetros económicos certos como os custos de aquisição e operação dos veículos. Considerando o custo total de propriedade, a integração de uma robusta infraestrutura de carregamento é tão importante quanto uma gestão abrangente de serviço e de manutenção.

Programa de lançamento

A divisão Mercedes-Benz Vans planeia eletrificar todos os seus modelos comerciais ao longo dos próximos anos, sendo o eVito o modelo escolhido para o arranque da iniciativa. O segundo modelo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Vans após o 2010 Vito E-Cell, tem um preço base de 39.990 euros (na Alemanha, excluindo IVA). A exclusiva fase de pré-encomenda do comercial ligeiro de média dimensão será iniciada hoje na Alemanha. O lançamento de mercado está previsto para o segundo semestre de 2018.

As primeiras 1000 encomendas no microsite (www.jetzt-elektroVAN.mercedes-benz.de) também serão premiadas com um pack de serviço que inclui a Wallbox. O eVito será seguido pelo lançamento do eSprinter em 2019. O portfólio será complementado pelo Citan. A gama de modelos comerciais equipados com cadeia cinemática elétrica irá abranger todos os requisitos das pessoas ligadas ao transporte de bens.

Novo eVito com autonomia de cerca de 150 km

Com a instalação de uma bateria com uma capacidade de 41.4 kWh, a autonomia do novo eVito irá rondar os 150 km. Mesmo quando sujeito a condições desfavoráveis, como por exemplo, a baixa temperatura ambiente e totalmente carregado, terá uma autonomia de 100 km. Desta forma, o comercial ligeiro de média dimensão está perfeitamente configurado para ser utilizado no centro da cidade por empresas de distribuição, comerciantes e operadores de transporte público. A bateria pode ser totalmente carregada em cerca de 6 horas.

O motor produz uma potência de 84 kW e um binário máximo de até 300 N.m. No que diz respeito à velocidade máxima, o cliente poderá optar entre duas opções: uma velocidade máxima de 80 km/h preenche todos os requisitos no trânsito citadino e zonas urbanas e permite conservar energia e aumentar a autonomia. Se for necessária uma maior velocidade máxima, o cliente poderá selecionar uma velocidade máxima de até 120 km/h.

Inicialmente, será possível encomendar o eVito e selecionar uma das duas versões distâncias entre-eixos. A versão de distância entre-eixos longa tem um comprimento total de 5,140 mm, enquanto a versão extralonga mede 5,370 mm. O modelo elétrico demonstra a sua aptidão para uma utilização diárias e com um generoso espaço de carga. Pode acomodar uma máxima carga útil de 1,073 kg e um máximo volume de carga de 6.6 m3. A instalação da bateria por debaixo do veículo contribui para a utilização ilimitada de todo o espaço de carga. O peso bruto admissível do veículo é de 3.200 kg.

Próximo marco importante na futura iniciativa estratégica adVANce

Com a futura iniciativa estratégica adVANce lançada no outono de 2016, a Mercedes-Benz Vans conduz a transição de um puro fabricante de veículos para um fornecedor de soluções de mobilidade abrangentes. A reorientação estratégica é também uma resposta aos principais desafios das atuais mega tendências – crescente urbanização com crescentes níveis de trânsito nas áreas urbanas, requisitos mais exigentes relativamente à qualidade do ar e a procura por uma mobilidade sustentável.

Ao abrigo da estratégia adVANce, a marca Mercedes-Benz irá investir cerca de 500 milhões de euros até 2020 na integração de uma vasta gama de soluções de conectividade nos seus comerciais ligeiros, soluções inovadoras de hardware para o setor de comerciais ligeiros e novos conceitos de mobilidade.

No seu email. Sem contraindicações.

De segunda a sábado, consulte os especialistas em Desporto, Atualidade, Entretenimento, Tecnologia, Lifestyle e Motores.