Africa Eco Race: Rui Oliveira, o melhor português no arranque

Luís Oliveira foi sétimo, João Rôlo 27º

Já começou a 10ª edição do Africa Eco Race, competição que caracteriza-se por percorrer caminhos do antigo Dakar africano. Depois de uma longa travessia de ‘ferry-boat’ que trouxe toda a caravana da Europa até África, via Mar Mediterrâneo, hoje tivemos o primeiro dia de competição, que ligou as cidades marroquinas de Nador a Dar Kaoura num total de 639 quilómetros, dos quais apenas 92 foram cronometrados.

No final deste ‘aquecimento’, que viu o percurso ser marcado com as típicas pistas marroquinas com muita pedra, Rui Oliveira foi o melhor luso em prova. Aos comandos de uma Yamaha o piloto da CRN Competition obteve o quinto posto a 8m28s do vencedor do dia. O seu colega de equipa e estreante em grandes maratonas, Luís Oliveira, também esteve em bom plano ao conseguir o sétimo posto. Já João Rôlo, também em estreia na prova, quedou-se pelo 28º lugar. Como trata-se da primeira etapa do evento a classificação no final da jornada serviu para ordenar a classificação geral.

Quanto ao primeiro líder da corrida é o experiente Paolo Ceci. O piloto italiano entrou com tudo na prova e superou por 2m19s o recordista de vitórias, Pal Anders Ullevalseter. Dmitry Agoshkov completa o top três em que todos os pilotos estão aos comandos de uma KTM.

Para amanhã os concorrentes percorrerão 479 quilómetros, 443 cronometrados, que vão ligar Dar Kaoura a Agdal num dia onde chegam as primeiras dunas.

Classificação:

Nota: Estes resultados são provisórios.