Podem ser inscritos filmes concluídos a partir de 2011, com conteúdos ligados aos direitos humanos, como os direitos de pessoas com deficiência e da população LGBT, o combate à homofobia e ao racismo ou temáticas de "memória e verdade".

A situação de mulheres, crianças, adolescentes e juventude, de idosos, da população negra, de pessoas sem abrigo, questões relacionadas com a participação política e a democracia, a segurança pública e as prisões, o combate à tortura, a saúde mental, cultura e educação são outros conteúdos previstos na mostra.

De acordo com os regulamentos, são aceites produções de qualquer país, e não há restrição quanto à duração, género ou suporte de captação.

A ficha de inscrição que está disponível em www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br e deve ser impressa, assinada e enviada pelos correios, com uma cópia do filme.

Os 24 filmes selecionados serão conhecidos a 16 de outubro, no site da Mostra.

O evento, que vai decorrer nas 26 capitais de Estados brasileiros e no Distrito Federal (Brasília), de 13 de novembro e 20 de dezembro, foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

FYB // MAG

Lusa/Fim