"Estamos disponíveis para tratar com o presidente da Câmara do Porto este tema", afirmou Aguiar-Branco à entrada para um jantar com Alberto João Jardim, na Quinta Vigia, residência oficial do governo da Madeira.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, manifestou hoje que pretende manter o forte de São Francisco Xavier, conhecido como Castelo do Queijo, no domínio público, estando já a tentar negociar com o Ministério da Defesa a permuta deste "equipamento icónico da cidade".

Aquando da notícia de que o Governo quer alienar instalações militares, no âmbito de um processo que entra na reestruturação das Forças Armadas, a Câmara contactou de imediato a secretária de Estado da Defesa Nacional, Berta Cabral, para manifestar o seu interesse em permutar o forte de São Francisco Xavier, por imóveis da autarquia, explicou Rui Moreira.

Na Madeira, o ministro da Defesa salientou que em relação a este, como a qualquer outro dos imóveis a ser alienados, o que deseja é que "haja um fim adequado", do qual resulte o "ponto ótimo" para as populações, as autarquias e a Defesa Nacional.

Aguiar-Branco disse ainda que o Ministério da Defesa pretende ter uma "filosofia diferente" perante imóveis que não têm uso adequado, estão sujeitos à degradação e são alvo constante de críticas.

O ministro, que se encontra na Madeira para presidir, na sexta-feira, à sessão do ciclo de debates públicos "Ter Estado", referiu-se, ainda, ao impacto da redução militar norte-americana na Base das Lajes, nos Açores, dizendo que o governo já manifestou o "desagrado pela situação" e que o assunto está a ser conduzido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Relativamente à exoneração do comandante da Polícia Marítima, vice-almirante Cunha Lopes, após pedido do Chefe de Estado da Armada, disse apenas que ainda não está decidido quem o vai substituir.

DYC (JAP) // SB

Lusa/Fim