A mesma fonte indicou que a manifestação foi marcada para demonstrar solidariedade para com o Governo de Alexis Tsipras e para contestar as medidas de austeridade e o que consideram ser "chantagem das instituições europeias" para com "o povo grego".

Os organizadores, que dizem ser favoráveis à realização do referendo marcado para 05 de julho, esperam que milhares de pessoas se desloquem à praça, depois da decisão de sábado do Eurogrupo de não aceitar um prolongamento do prazo do plano de resgate à Grécia, que termina na próxima terça-feira.

Entretanto, hoje, o primeiro-ministro grego anunciou que solicitou novamente aos credores um prolongamento do resgate financeiro, que foi rejeitado pelo Eurogrupo no sábado.

Numa mensagem transmitida através da televisão, após um Conselho de Ministros de emergência, Tsipras informou que pediu ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e aos líderes da zona euro o prolongamento do resgate por alguns dias.

Alexis Tsipras disse ainda que a Grécia vai introduzir o controlo de capitais e anunciou que os bancos vão estar encerrados na segunda-feira, garantindo que as poupanças, salários e pensões estão a salvo.

PCR/CC // CSJ

Lusa/fim