Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto reporta uma quebra de quase quatro milhões de euros nos proveitos operacionais (excluindo proveitos com passes de jogadores).

O clube atribui a quebra "à diminuição das receitas de participação na UEFA Champions League, dado o prémio de participação na edição de 2015/16 ter sido contabilizado nas contas de 2014/15, quando o acesso foi garantido".

As rúbricas relacionadas com passes de jogadores, que têm sempre um peso bastante considerável, apresentam um saldo de 19,6 milhões de euros, um valor semelhante ao obtido no período homólogo.

A contribuir para este valor destaca-se a alienação dos direitos desportivos do atleta brasileiro Alex Sandro para a Juventus, por 26 milhões de euros.

Os resultados operacionais do FC Porto registam uma diminuição de 17,8 milhões de euros para 13,6 milhões de euros.

Em 30 de setembro de 2015, o capital do grupo atingiu os 93,4 milhões de euros, o que, de acordo com o comunicado, "reflete uma estrutura patrimonial robusta", tendo contribuído para este valor a incorporação do resultado líquido obtido no período (10,3 milhões de euros).

O ativo líquido cresceu 52,4 milhões de euros, face a 30 de junho de 2015, atingindo um montante global de 411,7 milhões de euros, fundamentalmente pelo aumento do valor contabilístico do plantel.

O passivo total do FC Porto -- Futebol, SAD cresceu neste período 42,1 milhões de euros, situando-se agora nos 318,2 milhões de euros. "No entanto, a dívida financeira líquida desce 1,9 milhões face a 30 de junho de 2015", refere o comunicado.

Os primeiros três meses da época 2015/16, referem ainda os portistas, "servem apenas para lançar pistas do que vai ser o ano desportivo, dado grande parte do período ser passado na preparação da equipa, com a integração dos novos elementos".

O FC Porto continua a ser um dos clubes mais visados pelo mercado internacional, o que obriga a uma permanente atenção à renovação do plantel, e esta época chegaram ao Dragão os jogadores Casillas, Maxi Pereira, Cissokho, Layún, Danilo, Imbula, André André, Coorona, Osvaldo e Sérgio Oliveira.

O FC Porto chama especial atenção para o facto de os resultados apresentados serem intermédios e não se poder daqui retirar ilações conclusivas sobre a evolução do seu comportamento económico-financeiro ou de estimativa de fecho das contas anuais.

"São os resultados com transações de passes de jogadores os que mais contribuem para a desproporcionalidade entre trimestres, ficando os resultados obtidos em cada período muito dependentes da Sociedade efetuar, ou não, vendas de direitos desportivos de jogadores", referem.

O comunicado refere ainda que, "observando os proveitos operacionais, excluindo proveitos com transações de passes, verifica-se uma diminuição de 3,9 milhões de euros, o que representa 15 por cento relativamente ao exercício anterior".

APS // NF

Lusa/fim