Segundo o diretor para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Joaquim do Espírito Santo, a cimeira vai decorrer em Luanda entre 08 e 12 de fevereiro.

Inicia com a reunião dos coordenadores nacionais, chefes de Estado-Maior, ministros da Defesa e das Relações Exteriores, para culminar no dia 12 com o encontro de chefes de Estado e de Governo.

"Amanhã (terça-feira) deverá acontecer uma reunião na presidência para a preparação dessa cimeira", informou Joaquim do Espírito Santo.

Angola assume este mês novo mandato, consecutivo, por dois anos, na presidência da CIRGL por convite dos restantes Estados-membros, depois de o Quénia ter manifestado indisponibilidade para as funções.

O país lusófono aceitou o convite depois de o Quénia ter declarado não estar ainda em condições para assumir a presidência daquela organização, criada em 1994, e a maioria dos países membros ter pedido a Angola para se manter na liderança da CIRGL.

A CIRGL é integrada por Angola, Burundi, República Centro-Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDCongo), Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Nos dois últimos mandatos, a diplomacia angolana estabeleceu como prioridade a resolução dos conflitos armados na RCA e RDCongo, mas que permanecem ativos e provocando instabilidade na região dos Grandes Lagos.

NME // VM

Lusa/Fim