Para Lopetegui, a equipa portista deve "fazer um bom jogo, estar preparado para competir naquele ambiente e dar a resposta a essa situação".

"A cada jogo que falta, é mais importante conquistar os três pontos e, jogando em casa do primeiro, essa importância ganha mais significado", sublinhou o treinador portista, para quem a equipa do FC Porto "terá de estar muito focada no que tem de fazer em campo".

Questionado sobre que impacto teve a goleada sofrida em Munique (1-6) na preparação do 'clássico', o treinador espanhol foi claro: "Trabalhámos dentro da normalidade, com muita vontade e ilusão. Todos querem jogar e estar presentes".

Lopetegui escusou-se também a reconhecer que uma vitória no domingo, nem que seja por menos de dois golos, pode trazer uma vantagem psicológica aos 'dragões' para o que resta do campeonato, centrando-se apenas no jogo da Luz.

"Não vou entrar nisso, estamos preparados e focados em fazer um bom jogo amanhã (domingo), num estádio que estará favorável a eles. Teremos de tentar fazer um grande jogo. Ao resto, não damos assim tanta atenção", frisou.

Depois de confirmar que Cristian Tello continua ausente da lista dos convocados, Lopetegui garantiu que para o jogo com o Benfica "não existe a vontade de mudar o que tem de ser feito em campo", pois, sublinhou, "não há outra possibilidade".

Destacando as diferenças entre a Liga dos Campeões e a Liga portuguesa, elogiou a carreira "fantástica" dos seus jogadores na 'Champions', lembrou a "dor de todos os que apoiaram a equipa" pelo desaire ante o Bayern, fechado esse capítulo, com uma certeza: "Temos de nos concentrar na Liga".

Sobre a preparação para o jogo na Luz, Lopetegui foi prático na resposta: "Tivemos o tempo que pudemos ter. Há que adaptar o trabalho às situações. O nosso rival há meses que tem apenas um jogo por semana e muito tempo para trabalhar. Fizemos a melhor preparação possível".

Garantindo que a equipa está "empenhada no jogo e não no que pode acontecer depois", Lopetegui disse esperar um Benfica a "utilizar todos os seus argumentos e armas", lembrando tratar-se de uma equipa que "há anos trabalha de forma muito parecida e com automatismos consolidados".

"Cabe-nos dar a resposta amanhã (domingo)", concluiu, na antevisão ao encontro marcado para as 17:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, com arbitragem do portuense Jorge Sousa.

PFO/JYA // PFO

Lusa/Fim