Vários parlamentares estão na mira da Justiça, disse outra fonte ligada às investigações, e poderão avançar novos pedidos para suspensão de imunidade.

No entanto, até agora, só dois processos chegaram à Comissão de Ética: os de José Miguel Dias e de Gabriel Sow, ambos da bancada do PAIGC.

Na última noite, o parlamento votou a favor do levantamento da imunidade de José Miguel Dias para que possa responder num caso em que é arguido com mais 20 pessoas, acusadas de fraude com dinheiros de pensionistas.

O caso remonta a 2011, altura em que Miguel Dias era alto funcionário do Ministério das Finanças e o julgamento já está agendado.

A votação relativa a Gabriel Sow esteve prevista para hoje, mas acabou por ser adiada.

Também deputado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), Gabriel Sow está a ser investigado num processo já julgado pela vara-crime do Tribunal Regional de Bissau, em que é responsabilizado pela gestão danosa em três sociedades.

Antigo conselheiro económico do ex-primeiro-ministro guineense Carlos Gomes Júnior, Gabriel Sow foi condenado na primeira instância a oito anos de prisão e ao pagamento de uma indeminização aos seus ex-sócios de mais de 200 milhões de francos CFA (305 mil euros).

O deputado contestou a sentença no Tribunal de Relação, que lhe deu razão no caso, ao que os seus antigos sócios recorreram junto do Supremo Tribunal de Justiça que confirmou a sentença condenatória.

Inconformado com a decisão do Supremo, Gabriel Sow recorreu novamente, desta feita junto do Tribunal da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte da Comissão da Ética do Parlamento indicou à Lusa que a instância "quer estudar bem" toda tramitação conjugando os dispositivos dos tribunais internos e os comunitários.

Caso Gabriel Sow tenha a imunidade parlamentar levantada, poderá ser automaticamente detido, disse à Lusa um jurista ligado ao hemiciclo guineense.

O parlamento guineense deve entrar de férias a partir desta sexta-feira e retomar os trabalhos em outubro.

MB // EL

Lusa/Fim