Este anúncio surge um dia depois de o presidente da Câmara de Lisboa ter revelado que a autarquia vai criar um fundo de dois milhões de euros, que será gerido em articulação com outras instituições, para apoiar os refugiados que venham para a cidade.

Associando-se à política de apoio divulgada por Fernando Medina, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, refere que a iniciativa pretende "dar uma resposta célere e adequada às necessidades fundamentais dos refugiados que se instalem na cidade".

"A verba prevista irá contemplar as despesas elementares num quadro de dignidade essencial do ser humano, como sejam as despesas com habitação, saúde, alimentação e educação", indica a Junta de Freguesia em comunicado.

O Fundo Social de Freguesia, adianta a mesma nota, encontra-se no final do período de discussão pública, prevendo-se a sua entrada em vigor durante o mês de setembro.

No final de julho, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que Portugal deverá acolher mais de 1.400 refugiados concentrados na Grécia e no sul de Itália.

Na terça-feira, a presidente do Conselho Português para os Refugiados (CPR), Teresa Tito de Morais, disse acreditar que Portugal tem capacidade para acolher mais refugiados do que os que o Governo se disponibilizou para receber.

Por seu turno, Fernando Medina avançou que, em Lisboa, "está a ser preparada, por várias instituições, uma rede de acolhimento" aos refugiados que vierem para a cidade.

MYDM (AYMN) // JLG

Lusa/fim