O jornal A Semana escreve que esta é a primeira vez na história - nos dois primeiros jogos Portugal venceu por 4-1 e registou-se um empate a zero -, que a seleção cabo-verdiana leva os lusos de vencidos.

Destacando as oportunidades criadas por Portugal nos primeiros 20 minutos e defesas do guarda-redes Vozinha, o A Semana realça que os 'Tubarões Azuis' apresentaram "melhor entrosamento" e foram "mais velozes nas alas", respondendo em contra-ataque e com o primeiro golo de Odair Fortes aos 38 minutos.

O jornal entende que o guarda-redes português Anthony Lopes "podia ter feito mais", naquela que foi a primeira 'explosão' de alegria nas bancadas do António Coimbra da Mota, no Estoril.

O jornal nota que Portugal sentiu "inúmeras dificuldades" para entrar no último reduto cabo-verdiano em lances de bola corrida e sofreu o segundo golo aos 43 minutos, por Gegé.

"O resultado penalizava a lentidão do meio-campo luso, que não conseguia criar jogo. Apenas os homens das alas, em especial Bernardo Silva, mostravam mais ambição em ganhar o jogo. Na frente, Hugo Almeida não conseguia superiorizar-se a Fernando Varela e Gegê", prosseguiu, destacando ainda a festa crioula nas bancadas.

O jornal A Nação noticia a vitória de Cabo Verde e os golos apontados por Odair Fortes, extremo dos franceses Reims, aos 37 minutos, e Admilson Barros 'Gêgê', central do Marítimo, aos 43.

O Ocean Press também realça a primeira vitória de Cabo Verde sobre Portugal, num jogo de solidariedade para com as vítimas da erupção vulcânica na ilha do Fogo, que começou a 23 de novembro de 2014 e terminou a 08 de fevereiro deste ano.

O jornal ressalva que o treinador da seleção portuguesa, Fernando Santos, promoveu a estreia de vários jogadores na equipa principal, enquanto a seleção cabo-verdiana, treinada por Rui Águas, alinhou com os seus principais jogadores, com destaque para Heldon, que esteve "em grande" na partida.

O online salienta que "nada corria bem" à seleção portuguesa, que viu o jogador André Pinto ser expulso aos 60 minutos, após travar Heldon, e que, com mais um jogador, Cabo Verde ia controlando o jogo perante a festa dos adeptos cabo-verdianos nas bancadas que gritavam "olés" a medida que os jogadores trocavam a bola.

O Notícias do Norte titula que Cabo Verde aproveitou a solidariedade para vencer Portugal, no terceiro jogo entre as duas seleções, e que, na segunda parte, Portugal iniciou mais forte, mas não consegui dar a volta ao resultado que foi estabelecido na primeira parte.

O portal Sapo recorda que ao intervalo do jogo o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, entregou um cheque de 50 mil euros ao Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, uma ajuda às vítimas da erupção na ilha do Fogo.

RYPE // NF

Lusa/Fim