Numa declaração divulgada através das contas 'jihadistas' nas redes sociais, o EI indicou que o ataque foi perpetrado por um suicida tunisino, identificado como Abu Abdallah al-Tunissi.

O grupo radical sunita publicou ainda uma fotografia do atacante vestido de branco e envergando um colete de explosivos. A cabeça e o rosto do suicida estavam cobertos por um lenço.

Os 'jihadistas' alegaram que 20 pessoas morreram no ataque, enquanto o balanço das autoridades tunisinas deu conta de 12 mortos, todos elementos da guarda presidencial tunisina.

Um porta-voz da presidência tunisina chegou a confirmar 14 mortos, mas o número seria posteriormente revisto.

Os restos mortais de uma 13.ª vítima foram encontrados no local do atentado.

As autoridades tunisinas acreditam que possam pertencer ao suicida, mas ainda não foram identificados, disse o Ministério do Interior tunisino.

O suicida transportava 10 quilos do poderoso explosivo Semtex (explosivo plástico), de acordo com o ministério tunisino.

A Tunísia foi alvo este ano de dois ataques terroristas, um em março no Museu do Bardo, em Tunes, que fez 22 mortos, e outro em julho na estância turística de Port el-Kantaoui, perto de Sousse, que matou 38 turistas estrangeiros.

Ambos os ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

SCA // APN

Lusa/Fim