Rui Araújo disse que a decisão foi tomada numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros, realizada hoje e onde se aprovou solicitar a Taur Matan Ruak a atribuição da condecoração a título póstumo.

A Ordem Nicolau Lobato, que se destina a distinguir "honrosos serviços prestados à Nação", foi criada para "honrar Combatentes Veteranos da Libertação Nacional e Combatentes da Libertação com oito ou mais anos de participação que tenham atuado como civis".

Durante a reunião extraordinária de hoje, o Governo aprovou ainda uma segunda resolução em que define segunda-feira, dia do funeral de Alberto Ricardo da Silva como "dia de luto nacional", dando instruções a "todas as instituições do Estado para içarem a bandeira a meia haste entre as seis da manhã e seis da tarde".

Desde que a morte de Alberto Ricardo da Silva foi conhecida que centenas de pessoas, incluindo os principais líderes timorenses, visitaram a residência do prelado, onde foi realizado o velório.

O corpo do bispo emérito ficará a partir de domingo na Catedral de Díli onde deverá ser feito novo velório - esperando-se também a presença das principais figuras do Estado timorense - antes do funeral na segunda-feira.

Recorde-se que o bispo, que sofria de doença prolongada e tinha resignado ao cargo no início deste ano, morreu na noite de quinta-feira no Hospital Nacional Guido Valadares.

Alberto Ricardo da Silva, 71 anos, resignou do cargo no início do ano devido a problemas de saúde e em 2014 tinha estado em tratamento na Austrália devido a uma neoplastia cerebral.

No passado dia 09 de fevereiro, o papa Francisco aceitou a resignação apresentada pelo bispo de Díli, que alegou motivos de saúde para deixar o cargo.

Natural de Aileu, onde nasceu a 24 de abril de 1943, Alberto Ricardo da Silva foi nomeado bispo de Díli em 2004.

Timor-Leste conta, além de Díli, com duas outras dioceses, em Baucau, onde está o bispo Basílio do Nascimento e a de Maliana, onde está o bispo Norberto Amaral.

Desde a resignação do bispo Alberto e enquanto decorre o processo de nomeação do seu sucessor - foram apresentadas três propostas de Timor-Leste - Basílio do Nascimento assume as funções de administrador apostólico de Díli.

A morte de Alberto Ricardo da Silva é a primeira de um prelado timorense desde o falecimento do ex-bispo de Díli, Martinho da Costa Lopes, em fevereiro de 1991.

ASP // MSF

Lusa/Fim