Guterres e Canotilho fora do conselho de administração da Gulbenkian

  • ECO
  • 9 Fevereiro 2018

Os dois membros do conselho de administração vão ser substituídos por Graça Andresen Guimarães e António M. Feijó.

António Guterres e Joaquim Gomes Canotilho deixam esta sexta-feira de fazer parte do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, sendo substituídos por Graça Andresen Guimarães e António M. Feijó.

A notícia foi avançada pelo Expresso (acesso pago), que dá conta da saída dos dois administrador não executivos, sendo Emílio Rui Vilar o único membro da administração que permanecerá na fundação. Em declarações ao jornal, uma fonte oficial da Gulbenkian adiantou que estas substituições se devem à “rotatividade normal dos cargos”. António Guterres terá abandonado o cargo devido à sua entrada para a ONU e Joaquim Gomes Canotilho por ter terminado o seu mandato.

“O conselho de administração plenário votou e escolheu outras pessoas”, disse o gabinete de imprensa da fundação ao Expresso, acrescentando que “não há lugares eternos”. A nova administradora Graça Andresen é atualmente conselheira principal do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, tendo sido embaixadora de Portugal em Cabo Verde até 2011. Por sua vez, António M. Feijó é professor, escreveu alguns livros e é atualmente presidente do conselho geral independente da RTP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guterres e Canotilho fora do conselho de administração da Gulbenkian

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião