"O resultado líquido 'replacement cost' ajustado da Galp Energia foi de Euro639 milhões, refletindo a melhoria das margens de refinação na Europa, o aumento da produção de petróleo e gás e o crescimento da comercialização de gás natural nos mercados europeus", refere a petrolífera portuguesa numa comunicação enviada hoje ao mercado.

Na nota enviada para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Galp Energia sublinha que os resultados alcançados em 2015 foram impulsionados pelo "aumento de 86% na produção de petróleo e gás natural no Brasil" e pela "recuperação das margens de refinação europeias".

A petrolífera informa que a produção total (working interest) de petróleo e gás natural aumentou 50% em 2015, para 45,8 mil barris de óleo equivalente por dia (mboepd)".

Quanto à produção 'net entitlement', que "contribui de forma mais direta para os resultados", a Galp Energia refere que aumentou 60%.

"As vendas de gás natural atingiram os 7.665 milhões de metros cúbicos (Mm3), em linha com 2014", acrescenta o texto.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" consolidado do grupo totalizou 1.564 milhões de euros numa base 'replacement cost ajustado' (RCA)", prossegue o documento.

Na comunicação feita esta manhã ao mercado, relativa aos resultados de 2015, a Galp Energia sublinha ainda o "investimento de 1.283 milhões de euros, dos quais 86% se destinaram a atividades de exploração e produção, nomeadamente a construção de unidades FPSO e o desenvolvimento dos campos Lula/Iracema, no Brasil, e bloco 32 em Angola".

A dívida líquida situou-se em 1.699 milhões de euros no final de 2015, refer ainda a empresa.

JPS // JPS

Lusa/Fim