Os dados da delegação de Madrid do AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) indicam que no primeiro mês de 2015 "constata-se um aumento de 1% das compras de Espanha a Portugal, devido fundamentalmente às importações de têxteis/confeção e ao setor automóvel".

Assim, as importações de Espanha com origem em Portugal (787,3 milhões de euros) subiram 1% em relação ao período homólogo do ano anterior, um valor superior à variação global das importações espanholas (-0,8%).

Ou seja, Portugal vendeu a Espanha 25,3 milhões de euros em produtos por dia em janeiro. Em sentido inverso, Espanha vendeu a Portugal no mesmo período 41 milhões de euros em produtos em cada dia.

De acordo com a análise do AICEP, "excluindo os produtos energéticos das trocas comerciais bilaterais, podemos concluir que as exportações portuguesas para Espanha estariam a subir cerca de 4,1%".

No sentido contrário, de acordo com dados do Ministério da Economia e Competitividade de Espanha, no mês de janeiro as exportações espanholas para Portugal registaram uma quebra de 8,7%, totalizando 1,273 mil milhões de euros.

Portugal exportou para Espanha sobretudo manufaturas de consumo (inclui têxteis e confeção, calçado, brinquedos, joalharia e outros produtos de consumo), que representam 17,7% do total e que registaram um acréscimo de cerca de 22% (+25 milhões de euros).

As exportações relativas ao setor automóvel (que representam 13% do total) aumentaram 30% (+24 milhões de euros), enquanto os bens de equipamento (quota de 11,4%) cresceram 22% (+16 milhões de euros).

No 'ranking' de clientes, Portugal mantém-se como 3.º destino das vendas espanholas, com uma quota de 7,1%. Como fornecedor, Portugal ocupa a 7.ª posição, com uma quota de 3,8% sobre o total.

No mês de janeiro, os principais clientes dos produtos portugueses foram Madrid (19,2%), Catalunha (17,8%), Galiza (17,6% do total), Comunidade Valenciana (9%) e Andaluzia (6,8%).

NVI // MSF

Lusa/Fim