Segundo o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahmane, as forças curdas que anunciaram na segunda-feira ter expulsado os 'jihadistas' de Kobane, libertaram também cinco localidades, mas "350 outras continuam sob o controlo do Estado Islâmico".

Hoje, os combates provocaram 22 mortos do lado 'jihadista', segundo a ONG, com sede no Reino Unido e que dispõe de uma rede de informadores no terreno.

"Dezanove membros do Estado Islâmico foram mortos nos combates contra as unidades de proteção do povo (YPG, ou milícia curda) nas colinas em redor de Manaz, a oeste de Kobane", afirmou Rami Abdel Rahmane.

O responsável acrescentou que "três outros foram mortos nas aldeias a este de Kobane".

"Um civil foi igualmente morto hoje durante os bombardeamentos efetuados pelo Estado Islâmico a oeste de Kobane", disse ainda o diretor do Observatório.

A vitória das forças curdas sobre o Estado Islâmico em Kobane transformou esta cidade situada na fronteira sirio-turca num campo de ruínas e, segundo os jornalistas da AFP, três quartos da localidade estão destruídos.

A ofensiva 'jihadista' lançada em meados de setembro na região levou cerca de 200 mil sírios, principalmente curdos, a procurar refúgio na Turquia, cuja fronteira continua fechada.

Os combates provocaram mais de 1.800 mortos, dos quais mais de mil são 'jihadistas', segundo o Observatório.

EA // EL

Lusa/Fim