"O Homem sem Rótulo" é o título deste espetáculo que surge no âmbito da exposição sobre a vida e a obra de José Ângelo Cottinelli Telmo que está patente desde dezembro do ano passado naquele espaço cultural gerido pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural).

Miguel Fragata, responsável pela encenação e interpretação, disse à agência Lusa que o espetáculo - o primeiro no género teatral apresentado no Padrão dos Descobrimentos - servirá também "para refletir sobre a forma como a História arruma as suas figuras, reduzindo-as a um rótulo ou epíteto".

O espetáculo - com cenografia e figurinos de Maria João Castelo e desenho de luz de José Álvaro Correia - é dirigido a adultos e a crianças a partir dos oito anos, e será apresentado em sessões para famílias e escolas.

A exposição "Os Arquitetos são Poetas também - Cottinelli Telmo 1897-1948", instalada no Padrão dos Descobrimentos, monumento desenhado por este arquiteto para a Exposição do Mundo Português, em 1940, estará patente até 06 de abril.

Nesta exposição, cruza-se a biografia do autor com as múltiplas facetas profissionais em que se destacou, nomeadamente a banda desenhada/ilustração, cinema (realizou "A canção de Lisboa"), arquitetura, à luz da sociedade do seu tempo.

Em conjunto com Cristino da Silva, Jorge Segurado, Carlos Ramos, Pardal Monteiro e Cassiano Branco, Cottinelli Telmo pertenceu à geração de pioneiros do modernismo na arquitetura em Portugal.

Foi um dos principais responsáveis por obras de vulto durante o Estado Novo, tendo planeado a expansão da Universidade de Coimbra.

O responsável científico da exposição é o arquiteto João Paulo Martins, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e a conceção plástica é do pintor António Viana.

AG // CSJ

Lusa/Fim