"Não faz sentido um homem de negócios ficar uma semana ou mais para encontrar e discutir negócios com os seus parceiros em Portugal ou em Moçambique", disse Rogério Manuel durante o discurso no fórum de negócios Portugal Moçambique, que hoje decorre em Lisboa no âmbito da visita do presidente de Moçambique a Portugal.

"Queremos facilitar a circulação de homens de negócios para aumentar os negócios", vincou o presidente e representante do setor privado moçambicano.

No discurso, a seguir a Miguel Frasquilho, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Rogério Manuel apresentou as vantagens de Moçambique, lembrando que o investimento direto estrangeiro português mais que duplicou no ano passado, passando de 178 milhões, em 2103, para 336 milhões de dólares.

"Almejamos o desenvolvimento das empresas locais e diversificação da economia e Encorajamos parcerias estratégicas para elevar a massa crítica e a competitividade das nossas empresas", acrescentou o responsável, sublinhando que Moçambique subiu 15 lugares no ranking "Doing Business" do banco mundial, melhorando de 142 para 127, numa análise a 189 países.

A tendência de crescimento da economia é para continuar, disse o presidente da CTA, lembrando que a previsão aponta para uma expansão de 7,8% do PIB este ano, já depois de apresentar algumas das principais medidas tendentes a melhorar o ambiente empresarial, como a lei que rege as parcerias público-privadas e o regime jurídico sobre falências e insolvências.

MBA //

Lusa/Fim