Abdula defendeu a maximização das oportunidades económicas existentes na CPLP, quando falava nas Jornadas Empresariais das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), realizadas hoje em Maputo, por ocasião da 31ª Assembleia Geral da organização, que decorreu quinta-feira na capital moçambicana.

"A cooperação empresarial na CPLP é cada vez mais uma realidade, mas falta dar-lhe a expressão que corresponde ao potencial económico existente em cada um dos países membros", afirmou o presidente da Confederação Empresarial da CPLP.

O aproveitamento do potencial económico da CPLP passa por criar um ambiente favorável ao investimento, parcerias empresariais, troca de conhecimento e de experiências, assinalou.

Para Abdula, o fortalecimento do empresariado da CPLP vai aumentar a competitividade e capacidade de internacionalização das empresas, gerando mais emprego e rendimentos para o bem-estar das populações da comunidade.

Por seu turno, o presidente da Confederação Empresarial dos Países Oficiais de Língua Portuguesa (PALOP), Francisco Viana, defendeu a consolidação das redes de contactos e parcerias empresariais, como forma de fortalecimento dos homens de negócios do espaço lusófono.

"O estabelecimento de redes de contactos entre empresários da CPLP é importante na medida em que proporcionará o conhecimento e aproveitamento das oportunidades de negócios que há na comunidade", frisou Viana.

PMA // EL

Lusa/Fim