Armando Peixoto, que regressou segunda-feira a Portugal após uma semana em contactos com a câmara de São Vicente e empresários locais, indicou que tudo vai depender agora das informações complementares a receber de Cabo Verde, uma vez que o estudo de viabilidade está feito.

A concretizar-se a instalação da Armipex em Cabo Verde, Armando Peixoto disse esperar abrir em março ou abril de 2016, com a criação inicial de 50 postos de trabalho, podendo, se as coisas correrem bem, atingir, no limite, 200 novos empregos.

Segundo Armando Peixoto, que esteve pela primeira vez em São Vicente em janeiro deste ano, o investimento da empresa será "em crescendo" e o inicial rondará os 200 a 300 mil euros, prevendo-se que possa atingir 1 milhão a médio/longo prazos.

A totalidade da produção da Armipex é destinada à exportação, pelo que a abertura de uma unidade em São Vicente, onde a taxa de desemprego é bastante elevada (cerca de 38%), seria destinada a reforçar as encomendas para o estrangeiro.

Armando Peixoto acrescentou ainda que, antes de a empresa entrar na fase de produção após uma instalação em São Vicente, garantirá ações de formação profissional aos trabalhadores que serão contratados.

JSD // EL

Lusa/Fim