Rui Rio anuncia quarta-feira candidatura à liderança do PSD

O autarca do Porto anunciou que vai avançar com a sua candidatura à presidência do PSD, dois dias depois da reunião do Conselho Nacional do partido. Até agora, tudo indica que vai concorrer sozinho.

Rui Rio vai avançar com a sua candidatura à presidência do PSD já na próxima quarta-feira, segundo informação avançada pela Antena 1. O antigo autarca do Porto escolheu Coimbra para formalizar a candidatura, que acontece dois dias depois da reunião do Conselho Nacional do PSD para marcação da data das eleições diretas no partido.

Para já, tudo indica que o autarca do Porto vai concorrer sozinho ao cargo ocupado atualmente por Pedro Passos Coelho, depois de Luís Montenegro e Paulo Rangel se terem afastado da batalha eleitoral. No entanto, Santana Lopes é outro nome que está em aberto, estando a preparar o seu programa para uma possível candidatura à liderança do PSD, ainda não confirmada oficialmente.

Rui Rio reúne-se com figuras chave do PSD em Azeitão

Esta sexta-feira, Paulo Rangel anunciou que se afastará do cargo por “razões de ordem familiar” e advertindo que o partido tem outros candidatos com “melhores condições políticas” do que as suas.

Quem lhe seguiu os passos foi Luís Montenegro que, dois dias depois de Pedro Passos Coelho ter anunciado que não voltaria a candidatar-se à presidência do PSD, decidiu retirar-se de cena, por entender que “não estão reunidas as condições” para o fazer.

Por norma, as eleições no Partido Social Democrata deveriam realizar-se no início do próximo ano. No entanto, houve uma mudança de planos depois dos resultados das autárquicas terem “afundado” o PSD. O líder do partido, Passos Coelho, anunciou que iria afastar-se da corrida à presidência do partido, não apresentando novamente a sua candidatura, ditando, desta forma, a antecipação das eleições. Os sociais-democratas vão então reunir-se na próxima segunda-feira em Conselho Nacional para marcar a data das eleições antecipadas para a liderança do partido.