Novo Banco: Máximo dos Santos atento aos “impactos” da venda sobre Fundo de Resolução

  • Lusa
  • 27 Junho 2017

O administrador do Banco de Portugal considerou hoje que há melhorias ao nível do sistema financeiro português.

O administrador do Banco de Portugal considerou hoje que há melhorias ao nível do sistema financeiro português, sublinhando que ainda há questões em aberto, como é o caso do impacto da venda do Novo Banco sobre o Fundo de Resolução.

“Fruto da ação convergente de diversos agentes, têm sido dados nos últimos tempos importantes passos rumo à estabilização do sistema financeiro português”, destacou Luís Máximo dos Santos durante a audição no parlamento no âmbito da sua promoção a vice-governador do banco central português.

“Claro que temos consciência de que há objetivos cruciais que importa ainda concluir e entre eles está – sem dúvida – a venda do Novo Banco e a gestão eficaz de todo o processo, designadamente quanto aos impactos sobre o Fundo de Resolução”, assinalou o responsável, que preside desde março a comissão diretiva do Fundo de Resolução, que é o atualmente o acionista único do Novo Banco, cuja venda está em curso.

Por outro lado, Máximo dos Santos realçou que, “apesar das melhorias, a paisagem bancária europeia continua instável, como bem o demonstra a resolução do Banco Popular Espanha, determinada recentemente pelo Conselho Único de Resolução”.

E salientou: “Conseguimos salvaguardar plenamente a estabilidade da sua filial em Portugal”.

O responsável apontou ainda para “os dois bancos italianos que tiveram de ser resgatados pelas autoridades do seu país” nos últimos dias, revelando que o Banco de Portugal iniciou já “um processo de reflexão interna sobre estes acontecimentos de modo a extrair as ilações que se imponham”.

Estas declarações de Máximo dos Santos foram proferidas durante a sua audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco: Máximo dos Santos atento aos “impactos” da venda sobre Fundo de Resolução

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião