Presidente do INE está de saída

Alda Carvalho reformou-se com efeitos a janeiro. O processo de escolha do próximo presidente já está em curso.

Alda Carvalho reformou-se com efeitos a janeiro. O processo de escolha do próximo presidente já está em curso.

A presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) está de saída. Alda Carvalho reformou-se com efeitos ao mês de janeiro por ter atingido o limite de idade (70 anos) para trabalhar na função pública, confirmou o ECO.

“O mandato do Conselho Diretivo do INE terminou em 31 de dezembro. Nesse contexto e à beira de atingir o limite de idade para o exercício de funções públicas (70 anos), a Dra. Alda de Caetano Carvalho decidiu aposentar-se, situação em que já se encontra”, confirmou fonte oficial do INE, ao ECO.

Neste momento, Alda Carvalho “já não se encontra a exercer quaisquer funções no INE”, sendo a gestão do Instituto “assegurada pelo restante Conselho Diretivo”, esclareceu ainda a mesma fonte.

Tal como o ECO tinha adiantado, o INE confirma que o processo de substituição já está em curso, mas não adianta o nome do futuro presidente. “O novo Conselho Diretivo do INE será conhecido oficialmente logo que cumpridos todos os requisitos legais para a sua nomeação”, respondeu fonte oficial.

Alda Carvalho foi nomeada presidente em novembro de 2005. Antes disso era diretora-geral do Departamento Central de Prospetiva e Planeamento, onde foi também subdiretora, diretora e economista.

Foi assessora e chefe de gabinete do secretário de Estado do Planeamento em 1984/1985, foi economista no Departamento Central de Planeamento entre 1982 e 1983, esteve na direção-geral do Comércio, na direção-geral de Planeamento e Integração Económica de Moçambique e, em 1972, no Centro de Estudos de Planeamento da Presidência do Conselho de Ministros.

O ECO contactou a Presidência do Conselho de Ministros para saber o ponto de situação do processo de substituição de Alda Carvalho, mas ainda não obteve respostas.

(Notícia atualizada às 17h00 com as respostas do INE)

No seu email. Sem contraindicações.

De segunda a sábado, consulte os especialistas em Desporto, Atualidade, Entretenimento, Tecnologia, Lifestyle e Motores.