Maria de Lurdes Rodrigues é a nova reitora do ISCTE

A antiga ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi eleita esta sexta-feira a nova reitora do ISCTE, o Instituto Universitário de Lisboa.

A antiga ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi eleita esta sexta-feira a nova reitora do ISCTE, o Instituto Universitário de Lisboa.

A antiga ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi eleita esta sexta-feira a nova reitora do ISCTE, o Instituto Universitário de Lisboa. É a primeira mulher a assumir a gestão desta Universidade.

A nova reitora do ISCTE ganhou as eleições que disputava com Nuno Guimarães, Cláudio Starec e Gustavo Cardoso, toma assim as rédeas da universidade pelo menos até 2022. Dos 33 membros do Conselho Geral, 22 votaram em Maria de Lurdes Rodrigues, dez em Nuno Guimarães e apenas um escolheu Gustavo Cardoso, confirma fonte oficial ao ECO.

Apesar do forte apoio, esteve recentemente envolta em polémica por não ter preenchido a plataforma de informação do instituto, que lhe valeu a avaliação de “inadequado” relativa ao período 2014 a 2016. Até agora, na Universidade, a recém-eleita exercia as funções de Diretora do Mestrado em Políticas Públicas e detinha a posição de professora associada — abaixo do estatuto de catedrático que os restantes candidatos possuem. Antes, serviu o primeiro Governo de José Sócrates como ministra da educação.

O principal oponente, Nuno Guimarães, é o atual vice-reitor e responsável pelo pelouro da internacionalização no ISCTE. Maria de Lurdes Rodrigues substitui Luís Reto em março, este que se mantinha à frente da instituição desde 2005 — um total de três mandatos que geraram polémica, dado que excediam o limite de dois mandatos previstos na lei.

No seu email. Sem contraindicações.

De segunda a sábado, consulte os especialistas em Desporto, Atualidade, Entretenimento, Tecnologia, Lifestyle e Motores.