Indústria e comércio avançam em sentidos opostos

  • Lusa
  • 28 Abril 2017

A produção industrial em Portugal aumentou 1,9% em março, face ao mesmo período do ano passado. Já os negócios do comércio a retalho caíram 2,4% em cadeia, mas subiram em termos homólogos.

A produção industrial aumentou 1,9% em março face ao mesmo mês de 2016, o que representa um ligeiro abrandamento face ao crescimento registado em fevereiro, quando subiu 2%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo o INE, o agrupamento de bens de consumo apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (1,0 pontos percentuais), em resultado de uma taxa de variação de 3,4% (0,8% no mês anterior).

Os agrupamentos de energia e de bens de investimento apresentaram contributos de 0,5 pontos percentuais e de 0,4 pontos percentuais, respetivamente, originados por variações homólogas de 3,1% e de 2,9% (9,7% e -4,5% em fevereiro), respetivamente. O agrupamento de bens intermédios, por sua vez, deu o único contributo negativo para a variação do índice agregado (-0,1 pontos percentuais), resultante de uma taxa de variação de -0,3% (2,1% no mês anterior).

No conjunto do primeiro trimestre, o índice agregado aumentou 2,4% face ao mesmo trimestre de 2016. No trimestre anterior, esta variação tinha sido de 1,9%, acrescenta o INE.

Comércio a retalho negoceia menos em março do que em fevereiro

Já os negócios do comércio a retalho caíram 2,4% em março, face ao mês anterior, mas comparando com março do ano passado registaram uma subida de 4,7%, revelam dados do INE.

Os negócios com produtos não alimentares subiram 5,5% em março, em termos homólogos, e acima do aumento de 2,8% de fevereiro, enquanto os de produtos alimentares registaram um aumento homólogo de 3,5%, após terem diminuído 0,1% em fevereiro. Comparando com o mês anterior, o índice de volume de negócios no comércio a retalho diminuiu 2,4%, abaixo do aumento de 2,8% do mês anterior.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas no comércio a retalho subiram 2,8% em termos homólogos, abaixo do aumento de 4,2% no trimestre anterior. O agrupamento de Produtos alimentares passou de uma variação de 3,9% no quarto trimestre do ano passado para 1,1% no trimestre que terminou em março último, enquanto no agrupamento de produtos não alimentares as vendas aumentaram 4,1%, contra 4,5% no trimestre anterior.

O índice de remunerações no setor do comércio a retalho acelerou, de 3,8% em fevereiro para 5,5% em março. O índice de emprego aumentou 2,2% em março, abaixo da subida de 3,1% no mês anterior, enquanto o número de horas trabalhadas caiu 0,1%, quando em fevereiro tinha subido 4,4%. No primeiro trimestre, as vendas no comércio a retalho subiram 2,8% em termos homólogos, abaixo da subida de 4,2% no quarto trimestre 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria e comércio avançam em sentidos opostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião