Incêndio consome fábrica de capacetes Nexx em Anadia

  • ECO e Lusa
  • 20 Janeiro 2018

Um incêndio está a consumir a fábrica de capacetes Nexx desde cerca das 15 horas, em Amoreira da Gândara, Anadia, distrito de Aveiro.

Um incêndio deflagrou este sábado, pelas 15 horas, na fábrica de capacetes da Nexxpro, em Amoreira da Gândara, Anadia, Aveiro, avançou o jornal Público. Até ao momento não há registo de feridos, mas o fogo foi considerado “de grandes dimensões” por fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

O jornal adianta que estavam no local 56 operacionais e 18 veículos terrestres a apoiar no combate às chamas. Segundo a Sic, os trabalhos ainda deverão demorar até serem dados como concluídos, uma vez que o combate às chamas está a ser dificultado pelo facto de os produtos utilizados na fábrica serem altamente inflamáveis — por exemplo, resinas, plásticos e fibras.

Ainda não há qualquer indicação sobre as causas do incêndio, mas o estado de devastação da fábrica permite antecipar que os prejuízos serão avultados.

A presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, que se deslocou ao local do incêndio, disse à Lusa que “ainda é cedo” para saber se a Nexxpro está em condições para retomar a produção a curto prazo, o que poderá deixar em risco 150 posto de trabalho.

“O dono da fábrica [o empresário Hélder Loureiro] está a tentar avaliar se é possível recuperar algum equipamento”, explicou a autarca. Esclarecendo que apenas um “módulo de produção” (pavilhão) foi atingido pelas chamas. Teresa Cardoso aproveitou para deixar uma palavra de “solidariedade e incentivo” aos trabalhadores e proprietários da empresa.

Fundada em 2001, a Nexxpro produz capacetes e acessórios para motociclismo, tendo sido a primeira empresa em Portugal a usar tecnologia para a produção de capacetes em fibra. Um dos seus produtos de maior sucesso é um capacete para motas forrado em ganga (denim).

Ao longo dos anos, a Nexxpro desenvolveu parcerias com diversas marcas internacionais, como a Hugo Boss e a Swarovski, tendo iniciado em 2015 uma participação na alta competição, com a entrada no Mundial FIM de Superbikes.

Atualmente, a marca é representada em 56 países espalhados pelo mundo “com perspetivas de a curto prazo estender a sua representação a novos mercados”.

(Notícia atualizada às 18h22 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndio consome fábrica de capacetes Nexx em Anadia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião