Hoje nas notícias: Saudi Telecom, juros e carga fiscal

  • ECO
  • 26 Abril 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Saudi Telecom estará à procura de um parceiro português para comprar Altice Portugal. Corte nos juros arrefece corrida aos depósitos a prazo. Carga fiscal sobre o trabalho volta a subir pelo quinto ano consecutivo. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta sexta-feira.

Saudi Telecom procura parceiro nacional para comprar Altice Portugal

Empenhada em vencer a corrida à compra da Altice Portugal, a Saudi Telecom estará à procura de um parceiro português para aumentar as suas chances. De acordo com o Jornal Económico, os contactos já terão começado, mas nenhum dos grupos que terão sido contactadas pelos sauditas — grupo Amorim e a família Queiroz Pereira, segundo o jornal — confirmam qualquer interação.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Corte nos juros deixa poucos depósitos com retornos acima da inflação

Depois do corte na remuneração dos Certificados de Aforro, as atenções voltaram-se para os depósitos a prazo à boleia das taxas mais atrativas. No entanto, face à redução dos juros que teve início no arranque do ano, e que deverá continuar face ao sinal do BCE, esta aposta também tem deixado de ser interessante para as famílias portuguesas. Segundo os dados do Banco de Portugal, a taxa média dos depósitos a prazo chegou a atingir os 3,1% em dezembro de 2023. Desde então, a tendência tem sido de descida: em janeiro caiu para 2,92%, em fevereiro encolheu para 2,81% e deverá continuar a baixar.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Carga fiscal sobre trabalho segue a subir desde 2019

Pelo quinto ano consecutivo, a carga fis­cal sobre o tra­ba­lho em Portugal vol­tou a aumen­tar em 2023. No ano passado, o país subiu mais um pata­mar, para o 8.º lugar, no grupo de paí­ses da Orga­ni­za­ção para Coo­pe­ra­ção Eco­nó­mica e Desen­vol­vi­mento (OCDE) nos quais é maior o peso de impos­tos e con­tri­bui­ções soci­ais na folha sala­rial dos tra­ba­lha­do­res. Os dados constam do rela­tó­rio Taxing Wages da OCDE, que coloca o indi­ca­dor prin­ci­pal da cha­mada carga fis­cal do tra­ba­lho medida pela orga­ni­za­ção nos 42,3%. Trata-se de um avanço de 0,2 pon­tos per­cen­tu­ais face ao ano ante­rior. Em Por­tu­gal, o peso da carga fiscal avan­çou para os 34,8% (34,7% no ano ante­rior).

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Expansão da Mercadona em 2024 prevê criar mais 1.430 empregos

Depois da estreia em 2019 em Vila Nova de Gaia, a cadeia de supermercados espanhola Mercadona já investiu em Portugal mais de mil milhões de euros a expandir-se pelo país. No final de 2023, existiam 49 lojas e nelas trabalhavam cerca de 5.300 trabalhadores. Para 2024, a Mercadona revela ao Jornal de Negócios que pretende investir 196 milhões de euros destinados à abertura de mais 11 supermercados e à conclusão do bloco logístico em Almeirim, Santarém. As unidades deverão resultar na criação de 930 postos de trabalho, enquanto o centro logístico permitirá recrutar mais 500 pessoas, até ao final deste ano.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

PGR e presidente do Supremo são os cargos públicos mais bem pagos em Portugal

Os cargos de presidente do Supremo Tribunal de Justiça e o de procurador-geral da República são os mais bem pagos de Portugal, com uma remuneração bruta de 7.119,50 euros, ficando à frente do salário do primeiro-ministro, que aufere cerca de seis mil euros. A informação consta de um simulador disponibilizado recentemente pela Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP) que permite a todos os interessados saber quais as carreiras e cargos existentes no Estado e qual o salário correspondente.

Leia a notícia a completa em Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Saudi Telecom, juros e carga fiscal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião