Há um novo líder (inédito) entre os países com passaportes mais poderosos do mundo. Portugal também melhorou a sua posição

A edição de 2024 do relatório do Henley Passport Index de 2024 mostra os passaportes mais poderosos do Mundo. No ranking, seis países dividem o topo e um deles estreia-se no primeiro lugar.

 

Na edição anterior, o pódio era ocupado pelo Japão, seguido de Singapura e Coreia do Sul em segundo lugar. Alemanha e Espanha ocupavam a terceira posição.

Este ano, França, Alemanha, Itália, Japão, Singapura e Espanha partilham o primeiro lugar. Pela primeira vez Itália ascende ao primeiro lugar, oferecendo aos seus cidadãos a oportunidade de explorar 194 destinos ao redor do mundo, sem a necessidade de visto.

Portugal surge em quarto lugar, ao lado da Noruega, e Suíça. O nosso país subiu duas posições, aumentado o número de países sem necessidade de visto de 187 para 191.

O top 10 dos passaportes mais poderosos:

  1. Alemanha, Espanha, França, Itália, Japão, Singapura
  2. Áustria, Coreia do Sul, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Suécia
  3. Bélgica, Dinamarca, Reino Unido
  4. Noruega, Portugal, Suíça
  5. Grécia, Malta, Nova Zelândia
  6. Austrália, Chéquia, Hungria, Polónia
  7. Canadá, Lituânia, Estados Unidos
  8. Estónia
  9. Letónia, Eslováquia, Eslovénia
  10. Islândia

Houve também melhorias significativas em passaportes de outras nações, como os Estados Unidos que avançaram para a 7.ª posição e os Emirados Árabes Unidos, que, ascenderam ao 11.º lugar.

No extremo oposto, o Afeganistão mantém-se entre os países com pior classificação, tendo acesso sem visto a apenas 28 destinos.

Publicado há 19 anos, este Índice mapeia a liberdade de movimento que cada passaporte oferece, abrindo portas para viagens internacionais e oportunidades únicas. Para criar este índice, a Henley & Partners baseia-se em dados recolhidos da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a maior fonte mundial de informações sobre viagens aéreas.

Ler Mais