Governo cede ao BE: vai criar dois novos escalões de IRS sem faseamento

Governo e Bloco acordaram esta sexta-feira dois novos escalões de IRS. Passam a sete.

O Governo e o Bloco de Esquerda chegaram a acordo para a criação de dois novos escalões de IRS sem faseamento, avançam o Público e o Expresso. O Orçamento do Estado para 2018 incluirá já a nova tabela com sete escalões — mais dois do que na anterior –, sendo que a criação dos mesmos será feita já a partir de janeiro de 2018.

Os dois novos escalões resultam do desdobramento dos atuais segundo e terceiro escalões, que concentram os rendimentos anuais entre os sete mil e os 20 mil euros (segundo) e entre os 20 mil e os 40 mil euros (terceiro), de acordo com o semanário.

Em aberto, adianta o Público, continua a possibilidade de aumentar ou não a derrama estadual, um imposto pago em sede de IRC pelas empresas com grandes lucros.

BE: qualquer mexida no IRS tem efeito em todos os escalões

A decisão foi tomada esta sexta-feira depois de uma reunião entre o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e o Bloco de Esquerda. Inicialmente, o Governo tinha falado num alívio do IRS num montante de 200 milhões mas o acordo aproximou-se dos 440 milhões pedidos pelos bloquistas.