Ex-Presidente Jorge Sampaio alerta: SNS está “no limite”

  • ECO
  • 29 Julho 2017

O Serviço Nacional de Saúde está "no limite das suas capacidades". Este foi o alerta deixado pelo ex-Presidente da República no último Conselho de Estado, segundo o Expresso.

Num Conselho de Estado focado na área da defesa por causa de Pedrógão Grande e Tancos, um dos conselheiros de Estado alertou para um problema no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O aviso foi feito por Jorge Sampaio, segundo o Expresso (acesso pago) deste sábado, cuja intervenção tinha como objetivo a defesa do SNS. Sampaio terá descrito a sua própria experiência enquanto utente.

Entre os problemas identificados pelo ex-chefe de Estado estão os baixos salários e a incapacidade de dar resposta a todas as necessidades. Dois membros do Conselho de Estado confirmaram ao semanário que Sampaio disse que há pessoal que está a assegurar o trabalho no “limite das suas capacidades”.

O Expresso conta que o discurso do ex-Presidente da República não foi uma crítica direta ao Governo — o primeiro-ministro tem assento neste órgão consultivo de Marcelo Rebelo de Sousa –, mas sim um apelo para que o Orçamento de Estado para 2018 reforce as dotações para o setor da saúde. Este tem sido um pedido também dos parceiros parlamentares do Executivo, principalmente depois de se saber o nível recorde de cativações do ano passado.

A contestação não tem ficado restrita à luta política. Também os enfermeiros, os técnicos de diagnóstico, os enfermeiros-obstretas e os médicos têm reclamado melhores condições de trabalho, tendo feito algumas greves nos últimos meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-Presidente Jorge Sampaio alerta: SNS está “no limite”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião