Esta startup notifica-o de descontos sempre que se aproxima de uma loja

A portuguesa AppyFans cria parcerias com as marcas e notifica-o de descontos e promoções sempre que se aproximar das suas lojas favoritas.

Esqueça os folhetos e as espreitadelas nos sites das suas lojas de eleição. A AppyFans, uma startup portuguesa, leva os descontos e promoções diretamente até ao seu telemóvel, através de notificações. E não vai ter trabalho nenhum… basta aproximar-se do espaço físico de cada loja para ser notificado.

Ainda é um pequeno bebé mas as expectativas estão altas. E o feedback recebido até agora, também. Ainda que a ideia estivesse a ser fermentada há mais de um ano, a AppyFans só saiu para o mercado no final do ano passado. É uma espécie de projeto de família, pensada com base nas memórias de um pequeno negócio familiar, auxiliada por uma mente com um desejo de modernização e de tecnologia.

AppyFans no Web Summit.D.R.

Eu tenho o sonho de conseguir transformar digitalmente aquilo que era antes a promoção de vendas em loja, num assistente pessoal que me diga, a cada momento, o que é importante para mim“, começa por explicar ao ECO Filipe Romão, CEO e fundador da AppyFans. Assim como o resto da equipa, Filipe percebeu que tinha de transformar o negócio local em algo digital, adaptado à sociedade de agora. “Isso vai fazer-me mais feliz porque tenho as coisas que quero e sem gastar tanto dinheiro”.

Mas de onde, e como, vem essa felicidade?

“Da AppyFans, claro!”. A ideia passa por trabalhar “em conjunto com grandes marcas“, através de parcerias com as mesmas, e “promover os seus produtos dentro do comércio físico“, explica o CEO. Mas as pequenas lojas locais não são postas de parte, pois “são aquelas que, neste momento, têm menos ferramentas para poder trabalhar com o consumidor”. Então, como funciona essa promoção e onde entra a AppyFans? Simples.

“A AppyFans é uma aplicação que permite às marcas comunicar diretamente com os seus fãs, gerando comunidades à volta dessa marca e atraindo pessoas para as suas órbitas”, diz ao ECO. A startup vai “ativar, em termos de marketing, campanhas que atrairão essas pessoas às lojas físicas”. Ou seja, quando uma pessoa estiver na proximidade de uma determinada loja de que gosta, ou de uma loja que tem algo que possa ser do seu interesse, vai receber no telemóvel, através de notificação, todas as promoções, descontos e campanhas que estão em vigor.

E não se preocupe, não vai ser bombardeado com notificações loja sim, loja sim. No momento de registo na aplicação, é dado ao utilizador a possibilidade de selecionar quais as áreas que mais lhe interessam, como desporto, vestuário, maquilhagem e música, entre outras. Essa é a base de todo o processo. “O utilizador, quando se regista, diz à aplicação do que gosta e não vai ser chateado com coisas de que não gosta. Depois, com essa informação, vamos construindo aquilo que são as campanhas importantes para cada um e, também, oferecer sugestões que a própria pessoa não nos disse mas que fazem sentido para ela”, explica.

Atualmente, a AppyFans tem parceria com cerca de vinte lojas, entre elas “algumas ‘lojas com história'”, inseridas no projeto da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e do Smart Open Lisboa, um programa de startups. O conceito “lojas com história” foi criado pela CML para, “basicamente, proteger as lojas mais icónicas da cidade, que têm características únicas“, diz Filipe. Para além da zona de Lisboa, há ainda parceria com estabelecimentos em Torres Novas e no Entroncamento, onde a equipa realizou os primeiros testes. “É a nossa base… tecnologia de ponta a nível mundial a ser criada no centro do país“. Recentemente, a empresa anunciou uma parceria com a loja de marmitas SmartLunch.

“Este negócio só faz sentido se for internacionalizado”

O ano passado, a AppyFans esteve presente no Web Summit, como empresa Alfa — empresa embrionária, mas este ano cresceu e esteve novamente presente no evento de tecnologia, mas como empresa Beta — já com uma carteira de clientes e que procura crescer no mercado. “Foi excelente. Neste momento estamos a negociar com investidores com quem estivemos durante o evento“, diz o CEO. Para além disso, a startup esteve presente noutros concursos, o que deu ao projeto uma “maior visibilidade”.

Para o futuro, está planeado um “plano de internacionalização”. A acompanhar, está o desejo de “solidificar o negócio em Portugal mas, ao mesmo tempo, que só faz sentido se for internacionalizado, e foi pensado logo de raiz para isso”, conta. A aplicação está desenvolvida com “várias moedas e vários idiomas”, uma vez que há utilizadores ingleses registados. “É esse o nosso sonho. Conseguir chegar a um nível em que as pessoas têm aquilo que querem, na palma da sua mão“, remata o fundador da AppyFans.

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