Energia trava bolsa. REN, sem dividendo, cai 5%

A bolsa nacional arrancou a semana em queda, acompanhando a tendência das restantes praças europeias. Lisboa está a ser penalizada pelo setor energético. A REN está a negociar sem dividendo.

A bolsa nacional arrancou a semana com sinal negativo. Segue as quedas registadas nos restantes mercados europeus num dia que será marcado por menor liquidez, penalizada pela queda das ações do setor energético. A REN, que está em ex-dividendo, destaca-se pela negativa.

Num dia que será marcado pela menor liquidez já que vários mercados acionistas mundiais estarão encerrados — nos EUA celebra-se o Memorial Day — a Europa abriu no verde, com o Stoxx 600 a descer 0,2%. Em Lisboa, o PSI-20, que recuou na última sessão devido ao destaque do dividendo da Galp, cai 0,26% para 5.212,73 pontos.

A contribuir para esta descida da bolsa estão os títulos do setor energético. A EDP e a EDP Renováveis seguem a desvalorizar 0,22% e 0,42%, respetivamente, enquanto a Galp Energia avança 0,11%. A subida da petrolífera segue-se a uma queda de 2% resultante do destaque da remuneração de 25 cêntimos que será agora entregue aos investidores.

A REN negoceia sem direito ao dividendo de cerca de 17 cêntimos, o que está a levar a uma descida de 5,33% das ações da empresa liderada por Rodrigo Costa para 2,83 euros. Antes de destacar esta remuneração, a gestora da rede elétrica acumulava uma valorização de mais de 10% desde o início deste ano.

O BCP, que perdeu mais de 1% na última sessão, apresenta uma valorização de 0,48% para 22,88 cêntimos, isto no dia em que comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que o Norges Bank reforçou a sua posição no capital. O fundo soberano norueguês passou a controlar 2,63% das ações do banco liderado por Nuno Amado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia trava bolsa. REN, sem dividendo, cai 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião