EDP Renováveis mais do que duplica lucro para 134 milhões

Lucro da EDP Renováveis disparou mais de 100% na primeira metade do ano. Receitas aumentaram 11%. Resultados que surgem numa altura em que a casa-mãe tem uma OPA sobre a cotada.

A EDP Renováveis mais do que duplicou o lucro registado no primeiro semestre do ano. A subsidiária da EDP obteve um resultado líquido de 134 milhões de euros entre janeiro e junho, o que corresponde a um aumento de 128% do resultado líquido registado no mesmo período de 2016. No segundo trimestre, o lucro foi de 66 milhões de euros, mais 12% em termos homólogos.

Em termos semestrais, a cotada liderada por João Manso Neto observou uma subida de 11% das receitas, tendo faturado 988 milhões de euros — contra dos 889 milhões de faturação no ano anterior.

Também o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) aumentou 11% para 719 milhões de euros, “beneficiando da superior produção não obstante o aumento nos outros custos operacionais (que incluem impostos), principalmente relacionado com o crescimento da capacidade em operação”, diz a EDP Renováveis em comunicado enviado ao mercado.

Este resultado surge numa altura em que a casa-mãe lança mão sobre as ações que ainda não detém na EDP Renováveis. Ainda esta terça-feira, a EDP informou que não vai mudar a contrapartida de 6,75 euros que está a oferecer na oferta pública de aquisição (OPA) que termina na próxima semana. Em causa estão cerca de 22,5% de capital da subsidiária de energias limpas.

Outros dois destaques dos resultados da EDP Renováveis:

  • O fluxo de caixa: “A EDP Renováveis atingiu uma sólida geração de fluxo de caixa. Após a conversão em caixa do EBITDA, os impostos do período, juros, despesas bancárias e derivados e pagamentos de dividendos/juros a minoritários, o Fluxo de Caixa Retido aumentou [41%] para 574 milhões de euros”.
  • Dívida líquida: “Em junho de 2017, a dívida líquida totalizava 3,13 mil milhões de euros, espelhando os investimentos realizados no período e a consolidação da dívida do México, juntamente com o fluxo de caixa gerado pelos ativos no período, os recebimentos das vendas de participações minoritárias e as conversões cambiais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis mais do que duplica lucro para 134 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião