Braga: Quatro pilares fundamentais para crescer

O presidente da Câmara de Braga diz que o futuro da cidade passa por eliminar a burocracia, reter recursos humanos e aumentar a internacionalização e a componente das infraestruturas.

Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Braga, elencou esta quarta-feira, durante o encerramento do Forum Económico, os desafios que a cidade tem pela frente para os anos mais próximos.

Para Rio, os próximos desafios da cidade passam pela desburocratização, a componente de infraestruturas, a projeção internacional e os recursos humanos.

Em matéria da eliminação dos custos de contexto, Ricardo Rio relembrou que a gestão urbanística da cidade não estava ajustada aos desafios pelo que está em curso uma revolução tecnológica.

No que diz respeito à componente infraestrutural, o presidente da Câmara recordou que esta tem que ser feita pela autarquia.

“A componente de infraestruturas a expensas do erário municipal porque o quadro comunitário não está formatado para as áreas de localização empresarial, e temos de criar condições para desenvolver as existentes e criar novos projectos”, sublinhou o presidente da Câmara.

Sobre a internacionalização, o presidente da autarquia referiu-se que “nesta matéria, contamos com a ajuda dos embaixadores empresariais e também com os embaixadores estrangeiros que estão sediados em Portugal”.

Por último, Ricardo Rio alertou para a questão dos recursos humanos. “Podemos ser vítimas do nosso sucesso, e começarmos a sentir o que outros destinos já vão sentindo e que é a falta de recursos humanos“.

Ricardo Rio avançou ainda que é “trabalhando todos estes mecanismos” que Braga se torna um pólo de competitividade e que, do ponto de vista economia, se possa tornar um “motor da economia internacional”.

Para Rio, a cidade tem de mitigar a dependência do setor da eletrónica e continuar a “trabalhar para captar novos projetos nas novas tecnologias, na ciência e na saúde”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braga: Quatro pilares fundamentais para crescer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião