Bolsa sobe 1,5%. É o melhor arranque dos últimos cinco anos

Lisboa contrariou o sentimento negativo que dominou o primeiro dia do ano nas restantes praças europeias e registou o maior arranque de ano desde 2013.

A bolsa de Lisboa arrancou o novo ano em alta. Depois de ter fechado 2017 com um ganho acumulado de 15%, naquele foi o melhor ano desde 2013, o PSI-20 registou, esta terça-feira, o melhor arranque dos últimos cinco anos. Lisboa contrariou, assim, o sentimento negativo que dominou o primeiro dia do ano nas restantes praças europeias.

O PSI-20 encerrou a subir 1,51%, para os 5.469,60 pontos, com apenas três cotadas em queda, uma inalterada e as restantes em alta. Este é o melhor arranque de ano desde 2013, quando o PSI-20 subiu 2,78%.

A contribuir para este desempenho esteve a Corticeira Amorim, que disparou mais de 5,2%, para os 10,84 euros por ação, recuperando das quedas nos últimos dias de 2017, que chegaram a levar a empresa para mínimos de abril desse ano. Também o BCP esteve em alta, a subir 2,94%, para os 28 cêntimos, um máximo de julho de 2016.

Já os CTT começam o ano a recuperar das perdas acentuadas de 2017 e subiram 3,68%, para os 3,64 euros por ação. Os investidores têm respondido de forma positiva ao plano de reestruturação apresentado no final de dezembro pela administração dos CTT. Entretanto, como noticiou esta terça-feira o ECO, já são conhecidas as primeiras 22 lojas que a empresa pretende encerrar.

Em sentido contrário seguiu o setor energético, com a EDP Renováveis a recuar 0,67%, para os 6,92 euros por ação, e a REN a perder 0,44%, para os 2,46 euros. Ainda na energia, a EDP subiu 0,59% e a Galp avançou 1,47%.

No resto da Europa, a tendência foi negativa, com exceção da bolsa espanhola, que registou uma subida de 0,24%. De resto, as restantes praças registaram quedas ligeiras e o Stoxx 600 acabou por desvalorizar 0,22%.

(Notícia atualizada às 16h59 com mais informação.)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa sobe 1,5%. É o melhor arranque dos últimos cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião