Amazon no Porto vai aumentar concorrência à Sonae, diz BPI

Gigante do comércio online prepara entrada em Portugal e vem trazer maior concorrência no mercado do retalho eletrónico, onde a Sonae regista um forte crescimento.

A entrada da Amazon em Portugal vai aumentar a concorrência à Sonae SON 0,17% , dizem os analistas do CaixaBank BPI. “Particularmente no negócio do retalho eletrónico”, acrescenta o banco.

A gigante do comércio online mundial está de olhos postos no Porto. É na cidade da Invicta onde a Amazon está a estudar um investimento que poderá ser oficialmente anunciado ainda no primeiro trimestre deste ano, segundo o Jornal de Negócios.

“Isto deverá aumentar a concorrência, particularmente no negócio dos eletrónicos em Portugal, que é o segmento com a maior penetração em termos de vendas online“, sublinham os analistas do CaixaBank BPI.

O banco de investimento lembra que, hoje em dia, os clientes da Amazon.com em Portugal já têm acesso a mais de 165 milhões de produtos e têm entregas grátis em encomendas acima dos 29 euros (ou 19 euros no caso de livros). Por outro lado, a Worten representa 17% e 7% das vendas consolidadas e do EBITDA da Sonae, respetivamente.

Ainda esta semana, Luís Reis, chief corporate officer (CCCO) da empresa portuguesa, disse ao ECO que a “Sonae é o maior retalhista português a vender online em Portugal”, frisando o “ano de 2017 fantástico” para a Worten, que já ultrapassou o Continente em termos de vendas na internet.

De acordo com os dados preliminares apresentados na quarta-feira, a Worten faturou um total de 1.003 milhões de euros em 2017, crescendo 10,2% face ao ano anterior. Já a Sonae MC (que inclui os hipermercados Continente) registou um volume de vendas de 3.884 milhões de euros.

Negócio da Sonae por segmento

Fonte: Sonae

A Sonae apresenta resultados relativos ao ano passado no dia 15 de março. Os analistas sondados pela Reuters estimam que a cotada portuguesa tenha obtido um lucro de 164,13 milhões de euros, um decréscimo de 20% face a 2016.

As ações estão a recuar esta sexta-feira mais de 2% para 1,267 euros, depois de ter disparado 5% na sessão anterior. Apresenta-se com uma avaliação de mercado de cerca de 2,5 mil milhões de euros.

(Notícia atualizada às 11h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amazon no Porto vai aumentar concorrência à Sonae, diz BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião