Aeroportos portugueses ultrapassam os 50 milhões de passageiros em 2017

Os dez aeroportos operados pela ANA em Portugal registaram um tráfego recorde superior a 50 milhões de passageiros no ano passado.

Só até outubro, o aeroporto de Lisboa já tinha ultrapassado o número de passageiros registado no total do ano de 2016. Feitas as contas, em 2017, o maior aeroporto português recebeu mais quatro milhões de passageiros face ao ano anterior. Esse aumento foi determinante para que, no seu conjunto, os dez aeroportos operados pela ANA (Aeroportos de Portugal) em Portugal ultrapassassem — pela primeira vez na sua história — os 50 milhões de passageiros.

51,8 milhões de passageiros. Foi este o número atingido em 2017 pelos aeroportos de Lisboa, Porto, Beja, Faro, Madeira, Porto Santo, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores. Segundo a informação do site da Vinci Airports, a dona da ANA, o aumento foi de 16,5% face a 2016, o que se traduz em mais sete milhões de passageiros. Ao todo, transitaram em Portugal 141.900 passageiros por dia, o que equivale à capacidade de lugares sentados de 166 Airbus A380.

Só Lisboa contribuiu com mais de metade: quatro milhões, ou seja, um aumento de 18,8% no tráfego do Aeroporto Humberto Delgado. No total passaram pelo aeroporto da capital portuguesa 26,7 milhões de passageiros.

Todos os aeroportos atingiram recordes no tráfego anual: 10,7 milhões de passageiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (15%), 8,7 milhões em Faro (+14,4%), 3,3 milhões no Aeroporto do Funchal (7,8%) e 2,2 milhões nos Aeroportos dos Açores (+18,7%).

A Vinci destaca o mercado brasileiro que “retomou o seu crescimento”, além da aceleração do mercado norte-americano devido à criação de novas rotas para os Estados Unidos no verão de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroportos portugueses ultrapassam os 50 milhões de passageiros em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião